Geral
Livro raro furtado do Museu Emílio Goeldi é recuperado em Londres
A Polícia Federal recuperou nesta quarta-feira (1º) em Londres, no Reino Unido, um dos livros raros que haviam sido furtados, em 2008, do Museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará.


A obra recuperada foi escrita pelo alemão Johann Baptist von Spix em 1823. O título, em latim, pode ser traduzido como “Novas espécies de macacos e morcegos brasileiros”. O livro é apenas um dos exemplares de uma coletânea produzida pelo autor sobre a fauna e a flora do nosso país.
A recuperação do livro em Londres foi possível graças a uma cooperação entre a Polícia Federal brasileira e a Scotland Yard, a polícia metropolitana da capital britânica. Outras duas obras que haviam sido roubadas do Museu Emílio Goeldi já haviam sido recuperadas no ano passado; uma na Argentina, e a outra também em Londres.
As investigações da PF começaram em 2008, logo após o furto dos livros raros no museu em Belém do Pará. Em 2011, três servidores foram denunciados por terem facilitado o crime. Os autores do furto ainda estão sendo procurados pela polícia. Ao todo, os criminosos furtaram, do Museu Emílio Goeldi, 20 livros e 40 infólios - outro tipo de material impresso.
Cultura Brasília 01/05/2024 - 16:30 Sayonara Moreno / Fran de Paula Daniel Ito - repórter da Rádio Nacional livro raro museu Emílio Goeldi quarta-feira, 1 Maio, 2024 - 16:30 83:00
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
5CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios