Internacional
Democratas e Casa Branca trocam propostas enquanto paralisação do Departamento de Segurança Interna se aproxima
WASHINGTON (AP) — Os democratas iniciaram tentativas de conversações com a Casa Branca sobre suas demandas por “dramáticas” novas restrições às do presidente Donald Trump repressão imigratória, discutindo um possível acordo poucos dias antes do financiamento para o Departamento de Segurança Interna está definido para expirar.
O líder democrata do Senado, Chuck Schumer, disse na segunda-feira que os democratas enviaram à Casa Branca seu lista de demandas para Imigração e Alfândega e outras agências federais de aplicação da lei. A Casa Branca disse na noite de segunda-feira que havia respondido com uma contraproposta.
Nenhum dos lados divulgou suas propostas específicas publicamente, mas o líder da maioria no Senado, John Thune, R-S.D., disse que há “progressos futuros.”
“Os Dems e a Casa Branca estão negociando papéis, o que é um bom sinal,” disse Thune ao deixar o Capitólio. “Espero que eles possam encontrar algum terreno comum aqui, e ambos os lados neste momento eu acho que estão tentando fazer isso.”
O tempo está curto, com outra paralisação parcial do governo ameaçando começar o sábado. Entre as reivindicações dos democratas estão uma exigência de mandados judiciais, melhor identificação dos oficiais do DHS, novos padrões de uso da força e uma parada no perfil racial. Dizem que tais mudanças são necessárias depois que dois manifestantes foram fatalmente baleado por agentes federais em Minneapolis no mês passado.
“Republicanos, o relógio está correndo,” Schumer disse no plenário do Senado. “Enviamos a você nossas propostas e elas são extremamente razoáveis.”
Ainda assim, apesar das negociações bipartidárias, não estava claro se os dois lados poderiam encontrar um acordo sobre a questão acusada da aplicação da imigração, especialmente porque os legisladores de base em ambas as partes estavam céticos sobre encontrar um terreno comum.
Republicanos ter recusado os pedidos Democrats’ e alguns têm exigências próprias, incluindo a adição de legislação que exigiria prova de cidadania antes que os americanos se registrem para votar e restrições às cidades que, segundo eles, não fazem o suficiente para reprimir a imigração ilegal.
E muitos democratas que estão furiosos com a repressão agressiva do ICE disseram que não votarão em mais um centavo do financiamento da Segurança Interna até que a aplicação da lei seja radicalmente reduzida.
“Mudanças dramáticas são necessárias no Departamento de Segurança Interna antes que um projeto de lei de financiamento do DHS avance,” disse o líder democrata da Câmara, Hakeem Jeffries, na segunda-feira. “Período. Ponto final.”
Trump lida com democratas
O Congresso está tentando renegociar o projeto de lei de gastos do DHS depois do presidente Donald Trump concordou com um pedido democrata que seja separada de uma medida maior de gastos que virou lei na semana passada. Aquele pacote ampliou o financiamento da Segurança Interna nos níveis atuais apenas através de 13 de fevereiro de criando uma breve janela de ação enquanto as duas partes discutem novas restrições ao ICE e a outros agentes federais.
A questão do financiamento veio à tona depois que a enfermeira da UTI Alex Pretti foi baleado e morto por um U.S. Oficial da Patrulha de Fronteira em Minneapolis, em 24 de janeiro, e alguns republicanos sugeriram que novas restrições eram necessárias. Renee Bom foi baleado por agentes do ICE em 7 de janeiro.
Embora tenha concordado em separar o financiamento, Trump não respondeu publicamente às demandas específicas do Democrats’.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse no final da semana passada que o governo Trump está disposto a discutir alguns itens da lista dos democratas, mas “outros não parecem estar fundamentados em nenhum senso comum e são não-estreladores para esse governo.”
Reivindicações democráticas
Schumer e Jeffries disseram que querem que os oficiais de imigração retiram suas máscaras, para mostrar a identificação e para melhor coordenar com as autoridades locais. Eles também exigiram uma política mais rigorosa de uso da força para os agentes federais, salvaguardas legais em centros de detenção e a proibição de rastrear manifestantes com câmeras usadas pelo corpo.
Os democratas dizem que o Congresso deve encerrar as prisões indiscriminadas, “melhorar os procedimentos e padrões do mandado,” garantir que a lei esteja clara ao dizer que os policiais não podem entrar em propriedade privada sem um mandado judicial e exigir que, antes que uma pessoa possa ser detida, seja verificado que a pessoa não é cidadã dos EUA.
Os republicanos disseram que apoiam a exigência de que os oficiais do DHS tenham uma linguagem — de câmeras desgastadas pelo corpo que estava no projeto de lei — original do DHS, mas recusaram muitas das outras perguntas dos democratas.
“Tirar as máscaras dos oficiais e agentes do ICE, a razão pela qual não podemos fazer isso é que isso os sujeitaria a grandes danos, suas famílias correndo grande risco porque as pessoas estão as prejudicando e mirando nelas,” disse o presidente da Câmara, Mike Johnson, R-La., na segunda-feira. “Temos que falar sobre coisas que são razoáveis e realizáveis."
O senador do Tennessee Bill Hagerty disse em “Fox News Sunday” que os democratas são ”tentando motivar uma base radical de esquerda.”
"A esquerda exagerou completamente, e eles estão ameaçando a segurança e a proteção de nossos agentes para que não possam fazer seu trabalho,” Hagerty disse.
Consequências de um desligamento
Além da ICE e U.S. Alfândega e Proteção de Fronteiras, o projeto de lei de segurança interna inclui financiamento para a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências e a Administração de Segurança de Transportes. Se o DHS for desligado, disse Thune na semana passada, “há uma chance muito boa de vermos mais problemas de viagem” semelhantes aos do fechamento de 43 dias do governo no ano passado.O.
Os legisladores de ambas as partes sugeriram que poderiam separar o financiamento para o ICE e a Patrulha de Fronteira e aprovar o restante até sexta-feira. Mas Thune tem sido legal com essa ideia, dizendo em vez disso que o Congresso deveria aprovar outra extensão de curto prazo para todo o DHS enquanto eles negociam as possíveis novas restrições.
“Se houver tempo adicional necessário, esperamos que os democratas sejam passíveis de outra extensão, disse Thune.
É improvável que muitos democratas votem em outra extensão. Mas os republicanos poderiam potencialmente ganhar votos suficientes em ambas as câmaras dos democratas se se sentirem esperançosos com as negociações.
“A bola está na quadra Republicans’,”, disse Jeffries na segunda-feira.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar