Internacional

Pentágono anuncia que cortará laços com Harvard "progressista" e descontinuará treinamento militar e bolsas de estudo

Por Associated Press 06/02/2026
Pentágono anuncia que cortará laços com Harvard 'progressista' e descontinuará treinamento militar e bolsas de estudo
O Secretário de Defesa Pete Hegseth deixa uma cerimônia de juramento de alistamento, sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, realizada na base do Monumento a Washington, em Washington. - Foto: AP/Kevin Wolf

O Pentágono disse na sexta-feira que está cortando os laços com a Universidade de Harvard, encerrando todo o treinamento militar, bolsas de estudo e programas de certificação com a instituição Ivy League.

O anúncio marca o mais recente desenvolvimento do prolongado impasse do governo Trump com Harvard sobre as demandas da Casa Branca por reformas na escola Ivy League.

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, disse em um comunicado na sexta-feira que Harvard “não atende mais às necessidades do Departamento de Guerra ou dos serviços militares."

“Por muito tempo, este departamento enviou nossos melhores e mais brilhantes oficiais para Harvard, esperando que a universidade compreenda melhor e aprecie nossa classe de guerreiros,” Hegseth disse. “Em vez disso, muitos de nossos oficiais voltaram parecendo demais com as cabeças de Harvard — cheias de ideologias globalistas e radicais que não melhoram nossas fileiras de luta.”

Em um post separado no X, escreveu Hegseth, “Harvard é acordada; o Departamento de Guerra não é.”

A partir do ano letivo de 2026-27, o Pentágono descontinuará a educação militar profissional de nível de pós-graduação, bolsas de estudo e programas de certificação, disse o comunicado. O pessoal que está atualmente assistindo às aulas em Harvard poderá terminar esses cursos.

Os militares oferecem aos seus oficiais uma variedade de oportunidades para obter educação de nível de pós-graduação, tanto em faculdades de guerra administradas pelos militares quanto em instituições civis como Harvard.

Em geral, embora as oportunidades de frequentar escolas civis de prestígio ofereçam menos benefícios diretos à carreira militar de um membro do serviço do que seus colegas civis, elas ajudam a tornar as tropas funcionários mais atraentes quando deixam o exército.

Harvard tem sido o principal alvo de Trump na campanha de seu governo para trazer as universidades mais prestigiadas do país para o calcanhar. Seus funcionários cortaram bilhões de dólares no financiamento federal de pesquisa de Harvard e tentaram bloqueá-lo de matriculando estudantes estrangeiros depois que o campus rejeitou uma série de exigências do governo em abril passado.

A Casa Branca disse que está punindo Harvard por tolerar viés antijudaico no campus.