Internacional

Trump diz que os EUA estão "começando a falar com Cuba" enquanto ele se move para cortar seus suprimentos de petróleo

Por MICHELLE L. PRICE e WILL WEISSERT Associated Press 01/02/2026
Trump diz que os EUA estão 'começando a falar com Cuba' enquanto ele se move para cortar seus suprimentos de petróleo
O presidente Donald Trump fala durante um evento no Salão Oval da Casa Branca, sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, em Washington. - Foto: AP/Evan Vucci

A BORDO DO AIR FORCE ONE (AP) — O presidente Donald Trump disse que os Estados Unidos estavam começando a conversar com líderes cubanos enquanto seu governo pressiona mais o governo ilha comunista e corta os principais suprimentos de petróleo.

Ele fez o comentário aos repórteres no sábado à noite, quando estava voando para a Flórida. Isso ocorre na esteira de suas medidas nas últimas semanas para cortar o fornecimento de petróleo da Venezuela e do México, que ele sugeriu neste sábado que forçariam Cuba a entrar na mesa de negociações.

Seus objetivos com Cuba ainda não estão claros, mas Trump voltou mais sua atenção para a ilha depois que seu governo, no início de janeiro, capturou o então presidente da Venezuela Nicolás Maduro e tem sido mais agressivo no enfrentamento de nações adversárias dos.

Trump previu que o governo cubano está pronto para cair.

O presidente republicano não ofereceu nenhum detalhe no sábado sobre o nível de alcance que sua administração teve com Cuba recentemente ou quando, mas simplesmente disse: “Estamos começando a falar com Cuba.”

Seus recentes movimentos para cortar seus suprimentos de petróleo apertaram a ilha.

Na semana passada, Trump assinou uma ordem executiva para impor uma tarifa sobre quaisquer bens de países que vendam ou forneçam petróleo a Cuba. A medida pressionou o México, do qual Cuba se tornou dependente do petróleo depois que Trump interrompeu os embarques de petróleo da Venezuela após a queda de Maduro.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, alertou que isso pode causar uma crise humanitária. Ela disse na sexta-feira que buscaria alternativas para continuar ajudando Cuba.

“Não precisa ser uma crise humanitária. Acho que eles provavelmente viriam até nós e gostariam de fazer um acordo,”, disse Trump no sábado. “Assim Cuba estaria livre novamente.”

Ele previu que eles fariam algum tipo de acordo com Cuba e disse: "Acho que, você sabe, seremos gentis.”