Internacional
Itália pede à América Latina atenção em 'desenvolvimento sustentável'
Em intervenção no Panamá, Roma também prometeu combate à criminalidade
Em sua intervenção no Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, no Panamá, a Itália destacou a necessidade de um desenvolvimento sustentável na região a fim de evitar os "erros cometidos na Europa" entre as décadas de 1960 e 1980.
Ao mesmo tempo, Roma também se colocou à disposição para ajudar no combate à criminalidade no continente.
"É importante apoiar a cooperação para o desenvolvimento, mas devemos garantir que ele seja sempre sustentável", afirmou o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores, Giorgio Silli, acrescentando "não ser possível repetir os erros" do passado, "quando não havia consciência ambiental".
"Devemos agora reiterar a esses países [latino-americanos] que a redução de suas emissões exige maior cooperação de nossa parte", frisou o italiano.
Além da pauta ambiental, Silli também abordou a criminalidade na América Latina, um dos principais problemas em diversos países, incluindo o Brasil. Segundo ele, Roma está disposta a cooperar na luta contra o crime e a escalada da violência.
"Na Itália, temos experiência no combate à corrupção e à infiltração do crime organizado na política. Por meio de projetos de cooperação vinculados à União Europeia, estamos compartilhando nossa experiência aqui na América Latina, enviando nossos magistrados e investigadores para combater os cartéis", falou Silli, destacando que a criminalidade "bloqueia os investimentos estrangeiros".
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento