Internacional
Homem do Texas condenado por 2 assassinatos torna-se a 1ª pessoa executada nos EUA este ano
HUNTSVILLE, Texas (AP) — Um homem do Texas que uma vez escapou da custódia e passou três dias foragido depois de ser condenado à morte por atirar fatalmente em sua ex-namorada e seu novo namorado foi condenado à morte na quarta-feira, tornando-se a primeira pessoa executada nos Estados Unidos este ano.
Charles Victor Thompson, 55 anos, foi declarado morto às 18h50. CST seguindo a injeção letal na penitenciária estadual em Huntsville. Ele foi condenado pelas mortes a tiros em abril de 1998 de sua ex-namorada, Glenda Dennise Hayslip, 39 anos, e de seu novo namorado, Darren Keith Cain, 30 anos, no apartamento suburbano da mulher em Houston.
Em suas palavras finais, Thompson pediu às famílias de suas vítimas que encontrassem em seus corações que o perdoassem, acrescentando “que você pode começar a curar e passar por isso.”
“Não há vencedores nesta situação,”, disse ele, depois que um conselheiro espiritual orou sobre ele por cerca de 3 minutos e pouco antes de uma dose letal de pentobarbital ser administrada. Ele disse que sua execução “cria mais vítimas e traumatiza mais pessoas 28 anos depois.”
“Desculpe-me pelo que fiz. Sinto muito pelo que aconteceu, e quero dizer a todos vocês, eu amo vocês e isso mantém Jesus em sua vida, mantém Jesus em primeiro lugar,”, acrescentou.
Quando a injeção começou a fazer efeito, Thompson ofegou alto, depois respirou cerca de uma dúzia de vezes que evoluíram para três roncos. Então todo o movimento cessou e ele foi declarado morto 22 minutos depois.
“Ele está no inferno,” uma das testemunhas, Dennis Cain — cujo filho foi morto — disse depois que Thompson foi declarado morto por um médico.
Anteriormente no tribunal, os promotores haviam dito que Thompson e Hayslip estavam romanticamente envolvidos por um ano, mas se separaram depois que Thompson “se tornou cada vez mais possessivo, ciumento e abusivo.”
De acordo com os registros do tribunal, Hayslip e Darren Cain estavam namorando quando Thompson foi ao apartamento de Hayslip e começou a discutir com Cain por volta das 3h da noite dos assassinatos. A polícia foi chamada e disse a Thompson para sair do complexo de apartamentos. Ele voltou três horas depois e atirou tanto em Hayslip quanto em Cain.
Cain morreu no local, e Hayslip morreu em um hospital uma semana depois.
“As famílias Hayslip e Cain esperaram mais de vinte e cinco anos para que a justiça ocorra,disse o Ministério Público do Condado de Harris em documentos judiciais.
Cerca de uma hora antes da execução programada para as 18 horas, os EUA. Suprema Corte — sem explicação — emitiu uma breve ordem rejeitando o recurso final de Thompson. Na segunda-feira, o Texas Board of Pardons and Paroles havia negado o pedido de Thompson para comutar sua sentença de morte para uma pena menor.
Os advogados de Thompson argumentaram em documentos com a Suprema Corte que ele não tinha permissão para refutar ou confrontar as provas da acusação que concluíam que Hayslip morreu de um ferimento de bala no rosto. Os advogados de Thompson argumentaram que Hayslip realmente morreu de cuidados médicos falhos que recebeu após o tiroteio que resultou em graves danos cerebrais sofridos pela privação de oxigênio após uma intubação fracassada.
Os promotores disseram que um júri já havia rejeitado a alegação de Thompson e decidiu, de acordo com a lei estadual, que ele era responsável pela morte de Hayslip porque ela “não teria ocorrido, mas por sua conduta.”
A família de Hayslip havia entrado com uma ação contra um de seus médicos, alegando que a negligência médica durante seu tratamento a deixou com morte cerebral. Um júri em 2002 decidiu a favor do médico.
Thompson teve sua sentença de morte original anulada e um novo julgamento de punição foi realizado em novembro de 2005. Um júri novamente ordenou que ele morresse por injeção letal.
Pouco depois de ser ressentido, Thompson escapou da prisão do Condado de Harris, em Houston, saindo pela porta da frente praticamente sem ser desafiado pelos deputados. Mais tarde, ele disse à Associated Press que depois de se reunir com seu advogado em uma pequena cela de entrevista, ele escapou de suas algemas e macacão laranja da prisão e deixou a sala, que estava destrancada. Thompson renunciou a um crachá de identificação moldado em seu cartão de identificação da prisão para passar por vários deputados.
“Pude sentir o cheiro das árvores, sentir o vento em meus cabelos, grama sob meus pés, ver as estrelas à noite. Isso me levou diretamente de volta à infância estando fora de casa em uma noite de verão,” Thompson disse sobre seu tempo em fuga, falando com a AP em uma entrevista de 2005. Ele foi preso em Shreveport, Louisiana, enquanto tentava providenciar transferências eletrônicas de dinheiro do exterior para que pudesse chegar ao Canadá.
O Texas tem historicamente realizado mais execuções do que qualquer outro estado A Flórida foi a que mais teve em 2025 com 19. A próxima execução nos EUA está programada para ser a injeção letal de 10 de fevereiro de Ronald Palmer Saúdeque foi condenado por matar um caixeiro viajante durante um assalto em 1989 na área de Gainesville daquele estado.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12