Internacional
Gilmar Mendes suspende extradição de traficante italiano pouco antes do voo
Entrega de Cadeddu à Itália ocorria sem cumprimento de normas do STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes suspendeu a extradição imediata do traficante italiano Marco Cadeddu na noite de segunda-feira (26).
As informações são da Carta Capital, que revelou que a decisão foi tomada poucas horas antes do embarque do criminoso ao país europeu, cujo voo deveria partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 20h20.
Apontado como membro de uma organização criminosa na Sardenha, Cadeddu foi preso no Brasil em junho de 2024 durante uma operação da Polícia Federal com apoio da Interpol.
Na Itália, ele foi condenado a 14 anos e seis meses de detenção por tráfico de drogas, associação criminosa, receptação e lavagem de dinheiro.
Mendes tomou a decisão com base em um recurso da defesa do condenado em caráter de "urgência", alegando que a entrega à Itália estava ocorrendo sem a verificação do cumprimento de condições previamente estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal, como "a assunção formal de compromissos pelo Estado italiano, conforme previsto na Lei de Migração, e a conclusão de investigações e procedimentos eventualmente em curso no Brasil".
O juiz determinou também a notificação imediata da decisão aos Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, assim como à Polícia Federal.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro