Internacional

Cientistas recuperam as mais antigas ferramentas de madeira de um sítio na Grécia

Por ADITHI RAMAKRISHNAN A. P. Escritor de Ciências 26/01/2026
Cientistas recuperam as mais antigas ferramentas de madeira de um sítio na Grécia
Esta imagem não datada fornecida por Katerina Harvati mostra uma ferramenta de madeira de 430.000 anos da Grécia que possivelmente foi usada para cavar. - Foto: Katerina Harvati, Dimitris Michailidis via AP

NOVA YORK (AP) — Dois artefatos encontrados em uma margem de um lago na Grécia são as ferramentas de madeira mais antigas a serem descobertas até agora e datam de 430 mil anos.

Uma é uma vara fiada de cerca de 2 1/2 pés (80 centímetros) de comprimento que poderia ter sido usada para cavar na lama. O outro é um pedaço portátil menor e mais misterioso de madeira de salgueiro ou álamo que pode ter sido usado para moldar ferramentas de pedra, de acordo com uma pesquisa publicada na segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os cientistas acham que os humanos antigos empunhavam uma ladainha toda de ferramentas feito de pedra, osso e madeira. Mas é particularmente difícil de encontrar evidências de ferramentas de madeira hoje porque a madeira apodrece tão rápido. Tais ferramentas são apenas preservados em ambientes específicos como no gelo, cavernas ou debaixo d'água.

As mais novas ferramentas, encontradas na bacia de Megalópolis, na Grécia, foram possivelmente enterradas rapidamente por sedimentos e preservadas por um ambiente úmido ao longo do tempo. Durante anos, os pesquisadores encontraram outros remanescentes no local, incluindo ferramentas de pedra e ossos de elefante com cortes. Embora os cientistas não datassem diretamente as ferramentas de madeira, o local tem cerca de 430.000 anos, o que fornece informações sobre a idade dos objetos.

“Sempre me emocionei ao poder tocar nesses objetos", disse a autora do estudo, Annemieke Milks, com a Universidade de Reading.

Restos humanos ainda não foram encontrados no local, então ainda não está claro quem usou as ferramentas. Os proprietários poderiam ter sido neandertais, ancestrais humanos primitivos ou outra pessoa.

O local na Grécia provavelmente tem mais pedras preciosas do passado que estão esperando para serem encontradas, disse o arqueólogo Jarod Hutson, do Museu Nacional de História Natural Smithsonian. Mas a aparência despretensiosa dessas duas novas ferramentas os torna mais difíceis de interpretar.

“É difícil se empolgar com esses itens porque eles não o parecem imediatamente como ferramentas de madeira. E não sabemos para que eles foram usados,” disse Hutson, que não estava envolvido no novo estudo.

Outros exemplos de ferramentas antigas de madeira incluem um conjunto de lanças da Alemanha e varas chinesas de 300 mil anos que podem ter sido usadas para colher plantas.

A nova descoberta oferece um raro olhar para a variada coleção de ferramentas usadas para sobreviver — um vislumbre de um aspecto pouco conhecido “da tecnologia dos primeiros humanos,” disse a autora do estudo, Katerina Harvati, da Universidade de Tübingen, em um e-mail.