Internacional

Candidato a governador do Partido Republicano de Minnesota, Chris Madel, desiste, e culpa a política de imigração de Trump

Por SCOTT BAUER Associated Press 26/01/2026
Candidato a governador do Partido Republicano de Minnesota, Chris Madel, desiste, e culpa a política de imigração de Trump
O advogado de Minneapolis, Chris Madel, fala em seu escritório em Minneapolis em 1o de dezembro de 2025. - Foto: Leila Navidi/Tribuno das Estrelas via AP

MADISON, Sá. (AP) — A advogado para o oficial de imigração que atirou e matou Renee Bom desistiu da corrida para governador de Minnesota na segunda-feira, rompendo com muitos colegas republicanos e chamando a operação de imigração do presidente Donald Trump no estado de desastre absoluto de “.”

O movimento surpresa de Chris Madel acontece em meio a crescentes chamadas dos republicanos para investigar táticas federais de imigração em Minnesota após a EUA. Agente da Patrulha de Fronteira fatalmente atirou em Alex Pretti em Minneapolis no sábado.

Madel deu um passo além da maioria dos republicanos em seu vídeo, dizendo que, embora apoie o objetivo de deportar “o pior dos piores” de Minnesota, ele acha que o governo Trump está operação de fiscalização da imigração nas Cidades Gêmeas foi longe demais.

“Não posso apoiar os republicanos nacionais’ declarou retribuição aos cidadãos de nosso estado,” Madel disse. “Nem posso contar comigo mesmo como membro de um partido que o faria.”

Madel disse que os cidadãos norte-americanos, “particularmente os de cor, vivem com medo.”

“Os cidadãos dos Estados Unidos estão carregando papéis para provar sua cidadania", disse Madel. "Isso está errado.”

Madel disse que pessoalmente ouviu policiais locais asiáticos e hispânicos que foram parados pelo ICE.

“Eu li sobre e falei para ajudar inúmeros cidadãos dos Estados Unidos que foram detidos em Minnesota devido à cor de sua pele,” Madel disse.

Ele também disse que era inconstitucional e errado para os oficiais federais fazer “raid homes” usando um mandado civil‚em vez de um expedida por um juiz.O.

Madel estava entre um grande grupo de candidatos buscando a substituição de O governador democrata Tim Walz, que desistiu de sua candidatura à reeleição no início deste mês. Outros candidatos republicanos incluem o fundador e executivo-chefe da MyPillow Mike Lindell, um negador de eleições que é próximo de Trump; Minnesota A presidente da Câmara, Lisa Demuth¡; Dra. Scott Jensen, um ex-senador estadual que foi candidato a governador do partido em 2022; e a deputada estadual Kristin Robbins.

Democratas EUA. A senadora Amy Klobuchar entrou com a papelada para concorrer, mas ainda não lançou publicamente uma campanha para suceder Walz.

Madel, em seu vídeo de segunda-feira publicado na plataforma social X, descreveu a si mesmo como um pragmatista do “,” e disse que os republicanos nacionais “tornaram quase impossível para um republicano vencer uma eleição estadual em Minnesota.”

Madel não retornou imediatamente uma mensagem de texto buscando comentários.

Madel, 59, foi a recém-chegado político fazendo sua primeira candidatura a um cargo público. Ele entrou na corrida em 1o de dezembro.

Madel trouxe 30 anos de experiência como advogado para a disputa, incluindo casos que assumem corrupção corporativa. Madel também defendeu policiais, incluindo o caso de 2024 de um policial estadual de Minnesota que atirou fatalmente em um homem negro após uma parada de trânsito. Os promotores retiraram as acusações contra o policial Ryan Londregan no assassinato de Ricky Cobb II, dizendo que o caso teria sido difícil de provar.

Madel frequentemente fazia referência a essa vitória em sua breve campanha para governador, inclusive em seu vídeo desistindo.

Os republicanos esperavam que a corrida para governador fosse focada em Walz, que na época estava buscando um terceiro mandato em meio a perguntas sobre como sua administração lidou com fraudes de bem-estar.O. Mas a corrida mudou drasticamente em 5 de janeiro, quando Walz desistiu.

Na mesma semana, o governo Trump enviou milhares de oficiais federais a Minnesota. Agente ICE Jonathan Ross atirou e matou Good em Minneapolis dois dias depois, em 7 de janeiro.

Madel concordou em oferecer aconselhamento jurídico pro bono a Ross, embora nenhuma acusação criminal ou ação civil tenha sido movida. Madel disse que ficou honrado em ajudar Ross, particularmente durante uma campanha para governador.

“A justiça requer excelente representação legal,” Madel disse.

Madel anunciou sua decisão encerrando sua candidatura dois dias depois de um oficial da Patrulha de fronteira baleado e morto Pretti no sábado em Minneapolis.