Internacional
Flórida marca data de execução de homem condenado por matar caixeiro viajante durante assalto
TALLAHASSEE, Fla. (AP) — Um homem condenado por matar um caixeiro-viajante durante um assalto deve se tornar a primeira execução de 2026 da Flórida sob uma sentença de morte assinada na sexta-feira pelo governador republicano Ron DeSantis, que assinou um contrato com a empresa recorde de 19 execuções no ano passado.
Ronald Palmer Heath, 64 anos, está programado para morrer por injeção letal em 10 de fevereiro na Prisão Estadual da Flórida. DeSantis supervisionou mais execuções em um único ano em 2025 do que qualquer outro governador da Flórida desde que a pena de morte foi restabelecida em 1976. O recorde anterior foi estabelecido em 2014 com oito execuções.
Heath foi condenado por assassinato em primeiro grau, roubo com arma de morte e várias acusações de falsificação em 1990.
De acordo com os registros do tribunal, Heath e seu irmão, Kenneth Heath, conheceram o caixeiro-viajante Michael Sheridan em um bar de Gainesville em maio de 1989. Depois de ficarem no bar por algum tempo, os três homens combinaram de ir a outro lugar fumar maconha.
Em algum momento, os irmãos conspiraram para roubar o outro homem, disseram os investigadores. Ronald Heath levou o grupo para uma área remota, onde Kenneth Heath puxou uma arma para Sheridan. O homem inicialmente se recusou a dar qualquer coisa aos irmãos, e Kenneth Heath atirou no peito de Sheridan.
Quando Sheridan esvaziou seus bolsos, Ronald Heath começou a chutar o homem e esfaqueá-lo com uma faca de caça, disseram os promotores. Kenneth Heath então atirou duas vezes na cabeça de Sheridan.
Os irmãos desovaram o corpo de Sheridan em uma área arborizada e voltaram ao bar Gainesville para pegar itens de seu carro alugado. Os irmãos fizeram várias compras com os cartões de crédito de Sheridan no dia seguinte em um shopping de Gainesville.
Ronald Heath foi preso várias semanas depois em sua casa em Douglas, Geórgia, depois que investigadores o conectaram aos cartões de crédito roubados. Os policiais recuperaram roupas compradas com os cartões roubados, bem como o relógio de Sheridan, de acordo com os registros do tribunal.
Kenneth Heath também foi acusado pelo assassinato de Sheridan, mas ele foi condenado à prisão perpétua como parte de um acordo de delação premiada.
Os advogados de Ronald Heath devem apresentar recursos à Suprema Corte da Flórida e aos EUA. Supremo Tribunal.
Um total de 47 pessoas foram executados nos EUA em 2025. A Flórida abriu caminho com uma enxurrada de mandados de morte assinados por DeSantis. A execução final do estado em 2025 foi a injeção letal de 18 de dezembro de Frank Athen Walls, que foi condenado por atirar fatalmente em um homem e sua namorada durante um assalto à invasão de domicílio.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências