Internacional

O deputado Steny Hoyer, o democrata com o mandato mais longo na Câmara dos Representantes, se aposentará ao final de seu mandato.

LISA MASCARO, Correspondente do Congresso da AP 08/01/2026
O deputado Steny Hoyer, o democrata com o mandato mais longo na Câmara dos Representantes, se aposentará ao final de seu mandato.
O deputado Steny Hoyer, democrata de Maryland, discursa em uma coletiva de imprensa sobre a Lei de Proteção aos Funcionários em Período de Experiência no Capitólio, em 11 de março de 2025, em Washington - Foto: AP/Mark Schiefelbein, Arquivo

WASHINGTON (AP) — O deputado Steny Hoyer, de Maryland, o democrata com mais tempo de serviço no Congresso e que já foi rival na disputa pela presidência da Câmara, anunciará na quinta-feira que se aposentará ao final de seu mandato.

Hoyer, que atuou durante anos na liderança do partido e ajudou a conduzir os democratas a algumas de suas vitórias legislativas mais significativas, fará um discurso no plenário da Câmara sobre sua decisão.

“Fiquem ligados”, disse Hoyer, que confirmou seus planos de aposentadoria em uma entrevista ao Washington Post, nas redes sociais.

Aos 86 anos, Hoyer é o mais recente de uma geração de líderes veteranos que estão se aposentando, abrindo caminho para uma nova era de legisladores ansiosos para assumir a governança. As aposentadorias têm sido frequentes nos dois principais partidos políticos, Democratas e Republicanos, às vésperas das eleições de meio de mandato em novembro, que definirão o controle do Congresso.

Hoyer, que chegou à Câmara dos Representantes em 1981 após uma eleição suplementar, teve sua influência expandida para além de seu distrito na região da Baía de Chesapeake. Ele ascendeu rapidamente na hierarquia da liderança, tornando-se o segundo democrata mais importante. Exerceu a função de líder da maioria após a vitória democrata nas eleições de 2006 e novamente em 2019, quando retomaram o controle durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump.

Ao longo desses anos, Hoyer trabalhou como parceiro e, por vezes, rival da então presidente da Câmara, Nancy Pelosi , fazendo parte de um trio de importantes democratas ao lado do deputado James Clyburn, da Carolina do Sul.

Essa foi a época em que os democratas, sob a liderança do presidente Barack Obama, aprovaram a Lei de Acesso à Saúde (Affordable Care Act) e outras leis importantes.

Durante o governo Trump, enquanto os democratas lutavam para retomar o controle da Câmara, Hoyer fez campanha para conquistar eleitores da classe trabalhadora fora dos redutos partidários e se posicionou como uma possível alternativa a Pelosi. Por anos, Hoyer defendeu o que chamava de sua agenda "Make it in America" ​​(Produzido na América) para impulsionar a indústria, a produção e a geração de empregos.

Mas os líderes costumam agir em conjunto, e quando Pelosi anunciou no outono passado que encerraria sua própria carreira de sucesso após este mandato, o próximo passo de Hoyer foi amplamente acompanhado.