Internacional
Dinamarca reforça presença militar na Groenlândia após ameaças de Trump
Ilha no Ártico também deverá receber mais soldados da Otan
O vice-premiê da Dinamarca e ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, anunciou nesta terça-feira (6) que o país pretende intensificar sua presença militar na Groenlândia, em meio às ameaças de invasão do território por parte dos Estados Unidos.
"A intenção é reforçar a presença militar na Groenlândia, mas também teremos uma presença mais forte da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte], com mais exercícios", disse Poulsen, citado pela agência estatal Ritzau.
Ao citar a Otan, o vice-premiê lembrou que "a Dinamarca, portanto, também a Groenlândia, são membros da aliança de defesa juntamente com os EUA".
"Gostaria de salientar que a Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca. Não tenho conhecimento de ninguém a nível internacional que questione isso", frisou Poulsen sobre a ilha ártica que tem governo autônomo.
Após atacar a Venezuela e capturar seu presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cilia Flores no sábado (3), o chefe de Estado americano, Donald Trump, voltou a sugerir a anexação da Groenlândia. Segundo ele, o território, considerado estratégico por suas riquezas naturais, deveria fazer parte dos EUA.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro