Internacional

Vídeo registra início de incêndio em teto de bar na Suíça

Velas em garrafas podem ter provocado tragédia que matou ao menos 47

Redação ANSA 02/01/2026
Vídeo registra início de incêndio em teto de bar na Suíça
Tragédia em Crans-Montana deixou dezenas de mortos e feridos

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra os primeiros momentos do incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, durante a festa de Réveillon, na última quinta-feira (1º), que deixou ao menos 47 mortos e 115 feridos.

As imagens, gravadas com um celular dentro do local, registram chamas se espalhando lentamente pelo teto da boate, atingindo o material de isolamento acústico, enquanto a comemoração segue normalmente.

O vídeo mostra os jovens dançando e celebrando a chegada do Ano Novo, enquanto um deles tenta apagar o fogo arremessando uma camisa.

Na sequência, outro grita "ça brûle, ça brûle" ("Está queimando, está queimando"), mas não demonstra sinais de pânico.

Algumas pessoas ainda sorriem e chegam a filmar a cena com seus próprios celulares, aparentemente sem perceber a gravidade da situação.

Em outro registro, feito de um ângulo diferente, o cenário muda abruptamente: os jovens aparecem deixando o local de forma rápida e desordenada, enquanto a música ainda toca em alto volume.

O incêndio teve início por volta da 1h30 (horário local), dentro do bar Le Constellation, localizado no resort de esqui de Crans-Montana, conhecido internacionalmente como um destino de luxo.

As causas do fogo ainda são objeto de investigação. Duas turistas francesas que estavam no local relataram à emissora BFM TV que as chamas começaram após uma garçonete acender velas de aniversário muito próximas ao teto de madeira do estabelecimento.

Oficialmente, o governo local fala em "cerca de 40 mortos" no incêndio. No entanto, o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, que está em contato com as autoridades suíças para acompanhar a situação dos italianos envolvidos na tragédia, confirmou 47 vítimas. Cerca de 115 estão feridos, sendo a maioria em estado grave.