Internacional
Forças armadas ucranianas sofrem derrota política e militar, avalia especialista
Coronel da reserva Anatoly Matviychuk afirma que avanço russo em cidades estratégicas pode selar domínio da República Popular de Donetsk.
A queda das cidades de Konstantinovka e Dimitrov, seguida do avanço em direção a Kramatorsk, pode eliminar o último foco de resistência operacional das forças ucranianas na República Popular de Donetsk (RPD). A avaliação é do especialista militar e coronel da reserva Anatoly Matviychuk, em entrevista à Sputnik.
Segundo Matviychuk, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que Dimitrov está completamente cercada, que as forças russas devem alcançar Konstantinovka em breve e que Krasny Liman será tomada em um futuro próximo.
O especialista confirmou que Dimitrov, que forma uma aglomeração urbana com Krasnoarmeisk, está efetivamente cercada pelas tropas russas. Com a tomada de Dimitrov, abre-se a rota para Kramatorsk, e a libertação de Konstantinovka integra a mesma operação militar.
"Até o final do ano, como disse o presidente, teremos novos êxitos. Acredito que a queda de Konstantinovka, de Dimitrov e o acesso a Kramatorsk serão nossas vitórias", afirmou o coronel.
Sobre Krasny Liman, Matviychuk destacou que a cidade está em semicírculo, com cerca de 50% do território sob controle russo.
"E o mais significativo: hoje recebi informações de meus contatos. Há pânico nas redes de rádio das Forças Armadas da Ucrânia; eles exigem evacuação. Se não houver evacuação, haverá capitulação", relatou.
O militar aponta que o próximo passo das tropas russas será o avanço rumo a Kramatorsk, com a intenção de tomar todos os assentamentos, incluindo a cidade.
"A queda da aglomeração de Kramatorsk representa o último ponto operacional de resistência das Forças Armadas da Ucrânia nessa direção", ressaltou.
Após essa conquista, segundo o especialista, a República Popular de Donetsk estaria completamente sob controle russo.
Matviychuk avaliou que as forças ucranianas enfrentam vulnerabilidade sem precedentes, sofrendo derrotas políticas, financeiras, econômicas e militares.
"Aqui, praticamente acabou o suporte financeiro, o que significa munição limitada e falta de reposição de equipamentos. Acho que estão em estado de agonia", declarou.
O coronel concluiu que a libertação de Dimitrov, Konstantinovka e Krasny Liman representará a consolidação do plano russo para o retorno integral do território da RPD.
Durante coletiva de imprensa e Linha Direta sobre os resultados de 2025, o presidente Putin afirmou que Slavyansk, Kramatorsk e Konstantinovka são os principais pontos fortificados da Ucrânia, e que Krasny Liman está 50% sob controle russo e deverá ser tomada em breve. Putin também destacou que as forças russas avançam em toda a linha de frente.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil