Internacional
Parque Arqueológico de Pompeia dá pistas sobre arquitetura romana
Pesquisadores descobriram modo de preparo do popular cimento romano
Um grupo de pesquisadores encontrou no Parque Arqueológico de Pompeia, na Itália, a evidência mais clara até o momento de como os construtores elaboravam o famoso e durável cimento romano, que revolucionou as edificações da Roma Antiga.
De acordo com especialistas italianos e estrangeiros, entre eles pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, os responsáveis pelas obras na época empregavam uma técnica de "mistura a quente" que aprisionava fragmentos de cal reativa no material.
Os estudiosos coletaram amostras de montes de matérias-primas misturadas a seco de uma parede de uma construção na Regio IX, uma área localizada na parte central do sítio arqueológico. Eles encontraram evidências de que os romanos moíam cal viva e a misturavam a seco com pozolana antes de adicionar água diretamente no local.
A contribuição de Pompeia é considerada especialmente relevante porque o parque preserva ferramentas, pilhas de matérias-primas e paredes de múltiplas fases dentro de uma mesma área de trabalho.
Além disso, a capacidade de autorreparação do material, possibilitada pela abordagem de mistura a quente e pelos componentes vulcânicos reativos, abre caminho para materiais mais duráveis e para técnicas de restauração mais eficazes e sustentáveis.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro