Internacional
Zelensky convida papa Leão XIV para visitar Ucrânia
'Seria um forte sinal de apoio ao nosso povo', disse o presidente
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (9) que convidou o papa Leão XIV para visitar o país, durante um encontro com o líder da Igreja Católica nas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.
Essa foi a terceira reunião entre o mandatário e Leão XIV e a segunda na cidade que abriga a residência de férias dos pontífices.
"Convidei o Papa para visitar a Ucrânia.
Esse seria um forte sinal de apoio ao nosso povo", declarou Zelensky em seu canal no Telegram.
Viajar a Kiev já era um desejo do finado papa Francisco, porém ele dizia que só visitaria a capital ucraniana se Moscou também aceitasse recebê-lo para ter conversas reais de paz, o que não aconteceu.
"A Ucrânia aprecia enormemente todo o apoio do papa Leão XIV e da Santa Sé: a assistência humanitária constante e a disponibilidade para ampliar a presença de missões humanitárias", acrescentou o presidente, que disse ter informado o pontífice sobre o "trabalho diplomático com os Estados Unidos para alcançar a paz".
"Falamos dos novos esforços e da mediação do Vaticano para o retorno de nossas crianças sequestradas pela Rússia. Sou grato por essa conversa e por toda a atenção direcionada ao nosso povo", salientou Zelensky.
Já de acordo com comunicado da Santa Sé, o Papa "reiterou a necessidade de continuar o diálogo e renovou sua premente esperança de que as iniciativas diplomáticas em curso possam levar a uma paz justa e duradoura".
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro