Internacional
Caças russos abatem helicóptero ucraniano após alerta de soldado no front
Ministério da Defesa da Rússia destaca atuação de militar que identificou e reportou a ameaça, permitindo a resposta rápida das forças aéreas russas.
Caças das Forças Armadas da Rússia abateram um helicóptero ucraniano que tentava se aproximar das posições russas na zona da operação militar especial, informou neste domingo (7) o Ministério da Defesa da Rússia.
De acordo com o ministério, o helicóptero foi identificado pelo soldado Daniil Solovyov, que atuava na linha de contato em uma direção taticamente importante. Solovyov detectou a aproximação da aeronave e comunicou imediatamente a ameaça aos seus companheiros.
Após o alerta, as medidas necessárias foram tomadas. "Os caças russos acionados, tendo detectado e classificado o alvo não identificado como um helicóptero inimigo, abriram fogo e destruíram-no, impedindo-o de chegar à sua linha de ataque", destacou o comunicado oficial.
Além disso, Solovyov determinou o azimute e o alcance do alvo, transmitindo essas informações ao centro de controle da aviação.
O ministério ressaltou que, graças à vigilância e à ação rápida do soldado, os pilotos russos conseguiram neutralizar a ameaça, evitando perdas de pessoal e equipamentos.
No sábado (6), o Ministério da Defesa russo também informou sobre um ataque massivo realizado pelo Exército da Rússia em resposta a ofensivas de Kiev contra alvos civis. O ataque utilizou mísseis hipersônicos Kinzhal e mirou empresas do complexo militar-industrial ucraniano, instalações de energia e infraestrutura portuária.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
3LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado