Internacional

Caças russos abatem helicóptero ucraniano após alerta de soldado no front

Ministério da Defesa da Rússia destaca atuação de militar que identificou e reportou a ameaça, permitindo a resposta rápida das forças aéreas russas.

Sputnik Brasil 07/12/2025
Caças russos abatem helicóptero ucraniano após alerta de soldado no front
Caças russos interceptam e abatem helicóptero ucraniano após alerta de soldado na linha de frente. - Foto: © Sputnik / Valentin Kapustin

Caças das Forças Armadas da Rússia abateram um helicóptero ucraniano que tentava se aproximar das posições russas na zona da operação militar especial, informou neste domingo (7) o Ministério da Defesa da Rússia.

De acordo com o ministério, o helicóptero foi identificado pelo soldado Daniil Solovyov, que atuava na linha de contato em uma direção taticamente importante. Solovyov detectou a aproximação da aeronave e comunicou imediatamente a ameaça aos seus companheiros.

Após o alerta, as medidas necessárias foram tomadas. "Os caças russos acionados, tendo detectado e classificado o alvo não identificado como um helicóptero inimigo, abriram fogo e destruíram-no, impedindo-o de chegar à sua linha de ataque", destacou o comunicado oficial.

Além disso, Solovyov determinou o azimute e o alcance do alvo, transmitindo essas informações ao centro de controle da aviação.

O ministério ressaltou que, graças à vigilância e à ação rápida do soldado, os pilotos russos conseguiram neutralizar a ameaça, evitando perdas de pessoal e equipamentos.

No sábado (6), o Ministério da Defesa russo também informou sobre um ataque massivo realizado pelo Exército da Rússia em resposta a ofensivas de Kiev contra alvos civis. O ataque utilizou mísseis hipersônicos Kinzhal e mirou empresas do complexo militar-industrial ucraniano, instalações de energia e infraestrutura portuária.