Internacional

Putin ameaça tomar territórios se Ucrânia não retirar tropas

Presidente russo ainda elogiou esforços de Trump por paz

Redação ANSA 04/12/2025
Putin ameaça tomar territórios se Ucrânia não retirar tropas
Presidente Vladimir Putin e premiê Narendra Modi em Nova Délhi, na Índia - Foto: © ANSA/EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ameaçou tomar mais territórios "com a força" caso a Ucrânia não retire suas tropas das áreas reivindicadas por Moscou.

A declaração chega em meio às intrincadas negociações sobre um plano de paz mediadas pelos Estados Unidos, que têm a questão territorial como um dos principais entraves.

Em entrevista à TV India Today, Putin cobrou que Kiev retire suas forças da Bacia do Don (Donbass), que engloba as províncias de Donetsk e Lugansk, e da chamada "Nova Rússia", que ainda inclui as regiões de Kherson e Zaporizhzhia.

"Ou libertaremos esses territórios à força, ou então as tropas ucranianas sairão desses territórios e deixarão de combater", afirmou o chefe do Kremlin.

Putin se reuniu na última terça (2) com os enviados dos EUA Steve Witkoff e Jared Kushner por quase cinco horas, em Moscou, porém ainda não há sinais de que um acordo esteja próximo.

"Cada ponto precisa ser discutido em detalhe, já que a Rússia não concorda com todos. Mas foi uma conversa necessária e absolutamente concreta", salientou o mandatário. Segundo ele, o presidente Donald Trump é "sincero" nos esforços para "encontrar uma solução de consenso para o problema ucraniano", porém "essa é uma tarefa difícil".

Putin chegou em Nova Délhi nesta quinta para uma visita de dois dias e foi recebido pessoalmente pelo premiê Narendra Modi, com quem terá uma reunião formal nesta sexta (5).