Internacional
EUA suspendem parte de sanções contra petrolífera russa Lukoil
Medida permitirá que postos da empresa continuem operando
Os Estados Unidos suspenderam parte das sanções contra a gigante petrolífera russa Lukoil, anunciadas em outubro e em vigor desde novembro, para permitir que os postos de combustível da empresa no exterior possam continuar operando.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4) pelo Departamento do Tesouro americano, em meio às negociações entre Washington e Moscou a respeito de um plano de paz na Ucrânia.
Segundo o governo dos EUA, a medida tem como objetivo "evitar a penalização" de clientes e fornecedores da Lukoil, sob condição de que as receitas desses postos não sejam transferidas para a Rússia.
Assim como a Rosneft, a petrolífera é alvo de sanções americanas por conta de seu papel no financiamento da invasão russa à Ucrânia, em um raro esforço do presidente Donald Trump para pressionar Moscou a encerrar o conflito.
No entanto, de acordo com o Departamento do Tesouro, transações relativas a cerca de 2 mil postos da Lukoil nas Américas, na Ásia Central, na Europa e no Oriente Médio serão permitidas até 29 de abril de 2026.
O alívio das sanções foi anunciado na mesma semana em que enviados da Casa Branca se reuniram durante cinco horas com o presidente Vladimir Putin em Moscou para negociar um acordo de paz.
Até o momento, não há indícios de que a Rússia esteja próxima de aceitar o fim da guerra contra a Ucrânia.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card