Internacional

Papa ganha taco de beisebol e torta de abóbora de jornalistas

Leão XIV agradeceu trabalho da imprensa durante voo para Turquia

Redação ANSA 27/11/2025
Papa ganha taco de beisebol e torta de abóbora de jornalistas
Papa recebeu taco de beisebol de presente de jornalista - Foto: © ANSA/Vatican News

O papa Leão XIV recebeu nesta quinta-feira (27) alguns presentes inusitados a bordo do avião papal rumo a Ancara, na Turquia, incluindo um taco de beisebol histórico, pertencente ao jogador Nelly Fox, do Chicago White Sox, ativo na década de 1950, uma torta de abóbora e fotos de sua época como missionário.

Surpreso, o Pontífice recebeu o taco de beisebol de um jornalista norte-americano com bom humor e comentou em tom de brincadeira: "Como ele passou pela segurança?".

Além do taco, Leão XIV também ganhou meias e pantufas com o logotipo do time norte-americano. Em clima descontraído, Robert Prevost aproveitou para brincar com outros presentes recebidos, como tortas de Ação de Graças.

O Pontífice contou ainda que resolveu o jogo eletrônico Wordle "em três movimentos" nesta manhã.

O bom humor continuou quando dois profissionais lhe entregaram um livro sobre o último conclave. O Santo Padre, sorrindo, comentou: "Talvez eu tenha perdido alguma coisa."

O momento de interação entre o líder da Igreja Católica e os jornalistas a bordo do voo papal incluiu diversos outros presentes, como livros, ícones religiosos e até um certificado de agradecimento enviado pela Igreja Greco-Católica de Kharkiv, em reconhecimento à ajuda recebida do Escritório de Caridade do Vaticano.

"É um dia maravilhoso para celebrar, e quero começar agradecendo a cada um de vocês pelo serviço que prestam ao Vaticano, à Santa Sé e a mim, mas também ao mundo inteiro", declarou ele aos mais de 80 jornalistas a bordo do voo para Ancara, a primeira parada de sua primeira Viagem Apostólica, que o levará à Turquia e ao Líbano de 27 de novembro a 2 de dezembro.

"É tão importante hoje que a mensagem seja transmitida de uma forma que realmente revele a verdade e a harmonia de que o mundo precisa", continuou ele. "De uma forma especial, esta viagem em particular à Turquia e ao Líbano tem, antes de tudo, o próprio significado de unidade, celebrando os 1.700 anos do Concílio de Niceia."