Internacional
Petro acusa governo dos EUA de mirar petróleo da Venezuela
Para líder colombiano, Trump não está pensando em democracia
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que a pressão exercida pelos Estados Unidos sobre a Venezuela tem mais relação com o interesse em seu petróleo do que com o combate ao narcotráfico.
Em entrevista à CNN, o líder colombiano ressaltou que o petróleo bruto é "o ponto crucial da questão", em meio ao aumento das tensões entre os governos de Donald Trump e Nicolás Maduro.
Petro destacou que a Venezuela possui algumas das maiores reservas petrolíferas do mundo: "Acho que essa é a lógica de Trump. Ele não está pensando na democratização da Venezuela, muito menos no narcotráfico".
Sobre Maduro, o presidente colombiano afirmou: "O problema de Maduro se chama democracia. Eu o reconheço como tal: uma falta de democracia e de diálogo. Nenhuma investigação colombiana — independente do presidente e realizada em anos em que eu não era presidente — mostra qualquer relação entre o narcotráfico colombiano e Maduro".
Segundo Petro, apenas uma parcela relativamente pequena do narcotráfico global passa pelo país sul-americano.
"O que está por trás disso é o mesmo que está por trás da guerra na Ucrânia: petróleo, petróleo. A Venezuela tem uma das maiores — ou a maior — reservas de petróleo do mundo até agora, petróleo pesado, preste atenção a essa definição, e na Ucrânia também existem reservas e, em geral, todas as guerras deste século tiveram a ver com petróleo", concluiu.
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2TELEVISÃO • NOVELA DAS 6
A nobreza do amor, nova novela das 6 da Globo, destaca aristocracia africana na TV
-
3SEGURANÇA
PM de Alagoas desmantela ponto de desmanche de motos na Cidade Universitária
-
4FUTEBOL
Coruripe perde o jogo e a invencibilidade para o CRB, em São Miguel dos Campos
-
5SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1