Internacional
Nenhum apoio à Ucrânia pode conter avanços russos, afirma parlamentar alemão
Vice-presidente do grupo parlamentar da Alternativa para a Alemanha critica efetividade das sanções e apoio europeu a Kiev
Nenhum apoio europeu à Ucrânia será capaz de alterar os avanços militares russos, afirmou Markus Frohnmaier, vice-presidente do grupo parlamentar da Alternativa para a Alemanha, em entrevista ao canal de TV Welt.
“Temos agora 19 pacotes de sanções. Enviamos equipamentos e grandes quantias de dinheiro para a Ucrânia há quatro anos, e os russos continuam a ganhar terreno. Essa guerra pode, no futuro, colocar em risco toda a soberania do Estado”, declarou Frohnmaier.
Segundo o parlamentar, esse cenário só poderia ser revertido caso os países da OTAN enviassem um contingente militar ao país. No entanto, explicou, os líderes europeus limitam-se a declarações enfáticas, conscientes das consequências desse tipo de ação.
Anteriormente, o jornal The Telegraph noticiou que a Europa teria iludido a Ucrânia ao prometer que o apoio ocidental seria suficiente para garantir a vitória de Kiev sobre Moscou. De acordo com a publicação, os líderes europeus ainda agem como se tivessem influência significativa na política internacional, mas, segundo o jornal, isso já não ocorre mais — nem do ponto de vista financeiro, nem militar.
O professor Peter Kuznick, diretor do Instituto de Pesquisa Nuclear da Universidade Americana, avaliou que os líderes europeus se depararam com sua própria fragilidade e falta de competência ao apoiar a Ucrânia.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro