Internacional

Mau tempo na Itália mata ao menos 1 e deixa 300 desabrigados

Idosa soterrada segue desaparecida no Friuli Veneza Giulia

Redação ANSA 17/11/2025
Mau tempo na Itália mata ao menos 1 e deixa 300 desabrigados
Localizado o corpo de Quirin Kuhnert, desaparecido no deslizamento de terra em Cormons - Foto: ANSA

Ao menos uma pessoa morreu e outra segue desaparecida no deslizamento de terra ocorrido nesta segunda-feira (17) na província de Gorizia, no Friuli Veneza Giulia, norte da Itália.

O mau tempo que afetou a região causou ainda enchentes em várias cidades, deixando 300 desabrigados.

A chefe da província de Gorizia, Ester Fedullo, confirmou à ANSA a localização do corpo de Quirin Kuhnert, alemão de 32 anos que estava desaparecido desde a madrugada após ser soterrado por lama ao tentar ajudar uma vizinha, Guerrina Skocaj, de 83 anos, a fugir de casa, em Cormons. As buscas pela idosa ainda prosseguem.

Kuhnert, que imigrou há pouco para a Itália, conseguiu salvar uma mulher que vive na mesma rua que ele, depois de retirar a própria esposa de casa.

 "Quirin bateu em sua porta para avisá-la a escapar. Ela saiu [de casa] de pijama, descalça, mas conseguiu fugir", revelou o irmão da mulher salva.

De acordo com o relato, na sequência, o alemão "correu até a residência da idosa", ao lado da sua, mas ao tentar ajudá-la, "não teve tempo e foi soterrado" com ela pela lama que jorrou da colina.

No local atingido, uma residência de três andares, as autoridades conseguiram retirar, com vida, um outro idoso, que teve a perna fraturada e foi levado ao hospital.

Deslizamento de terra soterrou casa de três andares em Cormons

Em apenas seis horas, choveu 152 milímetros em Cormons, levando ao transbordamento do rio Judrio, que causou diversos alagamentos, assim como deslizamentos de terra em áreas de encosta.

O prefeito da cidade, Roberto Felcaro, decretou o fechamento de todas as escolas do município, incluindo as creches, devido às "condições climáticas excepcionalmente adversas", às "inundações que estão causando grandes transtornos no trânsito, impossibilitando a garantia de segurança e acessibilidade das vias de acesso aos colégios locais" e, em particular, ao deslizamento de terra no povoado de Brazzano, que "deu origem às buscas por pessoas desaparecidas".

Ainda na província de Gorizia, em Dolegna del Collio, uma inundação atingiu o restaurante estrelado "L'Argine a Vencò", da chef Antonia Klugmann.

"Estamos debaixo d'água nesta noite. O socorro ainda não chegou. A área virou um lago, com geladeira e celulares desligados. Os cômodos, recentemente reformados, estão completamente destruídos", escreveu Klugmann, mais cedo, nas redes sociais.

O chefe da Proteção Civil de Friuli Veneza Giulia, Riccardo Riccardi, informou que cerca de 300 pessoas foram desalojadas em Romans d'Isonzo, e as autoridades buscam abrigos e alimentos para atendê-las.

"Estávamos prevendo um mau tempo, mas não com esse impacto e com essas consequências", declarou Riccardi.

Já em Palmanova, província de Udine, o porão do hospital local ficou alagado, mas sem causar problemas aos pacientes.