Internacional
Museu do Louvre fecha galeria Campana por 'fragilidades'
Medida não tem relação com roubo de joias ocorrido em outubro
O Museu do Louvre, na França, anunciou nesta segunda-feira (17) o fechamento de uma de suas galerias como "medida de precaução", após uma auditoria revelar fragilidades estruturais em algumas vigas do edifício.
De acordo com o comunicado, a Galeria Campana, que abriga nove salas dedicadas à cerâmica da Grécia Antiga, "permanecerá fechada enquanto são realizadas inspeções sobre a fragilidade específica de certas vigas que sustentam os pisos do segundo andar".
A medida não tem ligação com o roubo sofrido pela instituição há cerca de um mês, quando quatro criminosos levaram joias pertencentes à coleção da coroa francesa, estimadas em R$ 550 milhões.
Em janeiro, a diretora-geral do Louvre, Laurence des Cars, havia alertado publicamente sobre as condições precárias do antigo palácio real, que recebeu 8,7 milhões de visitantes no ano passado.
Segundo nota assinada por ela, havia uma "proliferação de danos nos espaços do museu, alguns dos quais em péssimo estado".
Algumas áreas "já não são impermeáveis, enquanto outras sofrem variações significativas de temperatura, colocando em risco a preservação das obras de arte", acrescentou Des Cars.
A Galeria Campana está localizada no primeiro andar da Ala Sully, no extremo leste do complexo, mas o segundo andar, acima dela, está com "problemas estruturais". A área é atualmente utilizada como escritório, informou o Louvre.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar