Internacional
Museu do Louvre fecha galeria Campana por 'fragilidades'
Medida não tem relação com roubo de joias ocorrido em outubro
O Museu do Louvre, na França, anunciou nesta segunda-feira (17) o fechamento de uma de suas galerias como "medida de precaução", após uma auditoria revelar fragilidades estruturais em algumas vigas do edifício.
De acordo com o comunicado, a Galeria Campana, que abriga nove salas dedicadas à cerâmica da Grécia Antiga, "permanecerá fechada enquanto são realizadas inspeções sobre a fragilidade específica de certas vigas que sustentam os pisos do segundo andar".
A medida não tem ligação com o roubo sofrido pela instituição há cerca de um mês, quando quatro criminosos levaram joias pertencentes à coleção da coroa francesa, estimadas em R$ 550 milhões.
Em janeiro, a diretora-geral do Louvre, Laurence des Cars, havia alertado publicamente sobre as condições precárias do antigo palácio real, que recebeu 8,7 milhões de visitantes no ano passado.
Segundo nota assinada por ela, havia uma "proliferação de danos nos espaços do museu, alguns dos quais em péssimo estado".
Algumas áreas "já não são impermeáveis, enquanto outras sofrem variações significativas de temperatura, colocando em risco a preservação das obras de arte", acrescentou Des Cars.
A Galeria Campana está localizada no primeiro andar da Ala Sully, no extremo leste do complexo, mas o segundo andar, acima dela, está com "problemas estruturais". A área é atualmente utilizada como escritório, informou o Louvre.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"