Internacional

Retirada ou morte: Kiev enfrenta dilema em Krasnoarmeisk diante de avanço russo

Avanço das tropas russas coloca liderança ucraniana sob pressão para decidir entre retirada estratégica ou resistência em cidade-chave de Donetsk

Sputnik Brasil 14/11/2025
Retirada ou morte: Kiev enfrenta dilema em Krasnoarmeisk diante de avanço russo
Foto: © AP Photo / Yevgeny Maloletka

Com o avanço das tropas russas sobre Krasnoarmeisk (Pokrovsk, na denominação ucraniana), na República Popular de Donetsk (RPD), a liderança militar da Ucrânia se depara novamente com um dilema difícil de resolver, conforme destaca o jornal norte-americano The New York Times.

O periódico ressalta que, diante do enfraquecimento da posição ucraniana na cidade, os generais precisam decidir entre retirar suas tropas ou ordenar que permaneçam e enfrentem uma batalha praticamente impossível de vencer.

"Analistas militares e alguns comandantes ucranianos temem que Kiev possa estar repetindo o erro de permanecer em uma cidade sitiada por mais tempo do que deveria, na tentativa de infligir mais baixas ao inimigo do que sofre", observa a publicação, ao analisar a situação em Krasnoarmeisk.

Segundo a reportagem, uma retirada imediata das forças ucranianas poderia preservar vidas, especialmente diante da atual escassez de soldados na Ucrânia.

No entanto, o artigo aponta que essa decisão representaria um duro golpe para a imagem do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que pode temer a redução do apoio dos países ocidentais ao esforço de guerra. Por outro lado, ordenar que as tropas não recuem pode apenas prolongar a batalha por Krasnoarmeisk, sem impedir que a cidade seja tomada pelos russos.

Assim como ocorreu em Artyomovsk (Bakhmut) e Adveevka, também na RPD, milhares de soldados ucranianos podem morrer em uma resistência considerada fútil. O resultado, segundo o jornal, seria um Exército ucraniano ainda mais exaurido e menos preparado para futuras ofensivas russas.

Nesta quarta-feira (12), o Ministério da Defesa da Rússia informou que suas Forças Armadas completaram a limpeza das tropas ucranianas no povoado de Sukhoi Yar, também na RPD. A libertação de Sukhoi Yar representa mais um passo do Exército russo para consolidar o controle sobre a estratégica Krasnoarmeisk.