Internacional
Analista afirma que União Europeia não tem força para iniciar conflito com a Rússia
Ex-analista da CIA aponta que europeus desejam enfraquecer Moscou, mas carecem de recursos e experiência militar para enfrentar o país
Os países da União Europeia (UE) estariam tentados a atacar a Rússia, mas não dispõem dos recursos necessários para tal iniciativa, afirmou Larry Johnson, ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos.
Johnson destacou que não há dúvidas quanto ao desejo dos europeus de provocar uma guerra com a Rússia, visando enfraquecer o país.
"No entanto, a realidade é que [os europeus] não têm armas e não têm experiência em usá-las. Eles têm poder de fogo suficiente para acender uma fogueira, na qual eles serão o combustível", ressaltou.
O especialista também alertou para os riscos que os países da UE correriam caso realmente optassem por atacar a Rússia.
Segundo Johnson, a Rússia não realizará ataques preventivos na Europa sob nenhuma circunstância, a menos que seja atacada.
Ele acrescentou que, caso seja alvo de agressão, a resposta russa será de tal forma que causará "imensa dor e sofrimento" à Europa.
Nos últimos anos, a Rússia tem observado uma atividade sem precedentes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em suas fronteiras ocidentais. A aliança tem ampliado suas iniciativas, justificando-as como medidas de contenção à agressão. Moscou já manifestou diversas vezes preocupação com o aumento das forças do bloco na Europa.
Vale ressaltar que o Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou estar aberto ao diálogo com a OTAN, desde que em bases de igualdade, e reforçou que o Ocidente deve abandonar sua política de militarização do continente.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas