Internacional

Ataque com faca em trem na Inglaterra deixa ao menos 11 feridos

Dois passageiros estão em estado grave

Redação ANSA 03/11/2025
Ataque com faca em trem na Inglaterra deixa ao menos 11 feridos

Ao menos 11 pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave, durante um ataque a facas realizado na noite de sábado (1º) dentro de um trem de passageiros que viajava de Doncaster a Londres, na Inglaterra.

Dois suspeitos foram detidos em flagrante.

A agressão ocorreu na altura da cidade de Huntingdon, no condado de Cambridgeshire, por volta das 19h40 locais (16h40 em Brasília), quando dois homens começaram a esfaquear os viajantes.

Uma testemunha, identificada como Gavin, revelou a Sky News ter visto uma pessoa "coberta de sangue" que tentava fugir após ser agredida. De acordo com ele, alguns dos feridos tentaram alertar os demais passageiros.

"Eles andavam pelos vagões dizendo: 'eles têm uma faca e me esfaquearam'", contou Gavin.

Outra testemunha afirmou ter visto um homem armado com uma "faca enorme", enquanto algumas pessoas buscavam se esconder do criminoso.

"Lamento profundamente saber dos esfaqueamentos em Huntingdon. Meus pensamentos estão com todos os afetados", escreveu a Secretária do Interior britânica, Shabana Mahmood, no X, pedindo "às pessoas que evitem comentários e especulações nesta fase inicial" das investigações.

O superintendente da Polícia de Transportes Britânica, John Loveless, informou neste domingo (2) que dois suspeitos, de nacionalidade britânica e com 32 e 35 anos de idade, "foram neutralizados pelos agentes com choques de taser enquanto ainda portavam as facas" e seguem detidos.

As autoridades descartaram a possibilidade de um atentado terrorista.

O monarca do Reino Unido, rei Charles III, expressou "horror e consternação" diante do ataque à locomotiva.

"Nossos mais profundos sentimentos e condolências a todos os afetados e seus entes queridos", afirmaram o soberano e a rainha consorte, Camilla, em comunicado emitido hoje pelo Palácio de Buckingham.

"Somos particularmente gratos aos serviços de emergência pela rápida resposta a este incidente terrível", diz ainda a nota real.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também demonstrou solidariedade às vítimas.

"Chocada com o grave ataque a faca em um trem em Cambridgeshire. Meus sentimentos aos feridos, suas famílias e ao povo britânico", escreveu a premiê no X.