Internacional

Telescópio registra imagem de 'morcego cósmico' a 10 mil anos-luz da Terra

Nebulosa localizada entre as constelações de Circinus e Norma revela berçário estelar em foto impressionante captada pelo VLT, no Chile

02/11/2025
Telescópio registra imagem de 'morcego cósmico' a 10 mil anos-luz da Terra
Foto: © Foto / NASA/JPL-Caltec/E.Churchwell (University of Wisconsin)

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgaram uma imagem impressionante de uma nebulosa que lembra a silhueta de um morcego, capturada pelo Telescópio de Rastreio VLT, no deserto do Atacama, Chile.

Situada a cerca de 10 mil anos-luz da Terra, entre as constelações do sul de Circinus e Norma, a nebulosa foi descrita pelo ESO como um verdadeiro 'morcego cósmico'.

O fenômeno é um berçário estelar: trata-se de uma vasta nuvem de gás e poeira onde novas estrelas estão se formando.

"As estrelas recém-nascidas em seu interior liberam energia suficiente para estimular os átomos de hidrogênio ao redor, fazendo-os brilhar em um tom intenso de vermelho, como se vê nesta bela imagem", explicam os astrônomos do ESO em comunicado.

Os filamentos escuros observados na nebulosa lembram o esqueleto de um morcego espacial. Essas estruturas são regiões de gás mais frias e densas, com grãos de poeira que bloqueiam a luz visível das estrelas ao fundo.

A nova imagem foi registrada utilizando o telescópio VLT do ESO, no Observatório do Paranal, reforçando a importância do local para pesquisas astronômicas de ponta.

Com informações de Sputinik Brasil