Internacional

Freiras italianas criam curso de autodefesa para mulheres

Aula oferece técnicas e programa de autoconhecimento corporal

Redação ANSA 30/10/2025
Freiras italianas criam curso de autodefesa para mulheres
- Foto: ANSA

Um convento de freiras italianas decidiu agir ativamente na luta contra a violência de gênero e criou um curso de autodefesa para ajudar mulheres que temem agressões.

A iniciativa foi lançada pelo Instituto Maria Ausiliatrice, em Bibbiano, perto de Reggio Emilia, no norte da Itália, e se estenderá até o final de novembro, informou o jornal II Resto del Carlino na última quarta-feira (29).

O projeto é realizado em colaboração com a associação esportiva local de judô Uchi Oroshi e conta com o patrocínio da prefeitura de Bibbiano.

O lançamento do curso coincide com as atividades que antecedem o "Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher", celebrado no próximo dia 25 de novembro.

"Sempre temos uma dimensão social e um foco nas mais vulneráveis", afirmaram as freiras salesianas que dirigem o instituto. "Por isso, quisemos demonstrar nossa sensibilidade às mulheres." As aulas, conduzidas por instrutores especializados, oferecem técnicas práticas de autodefesa, além de um programa voltado ao autoconhecimento corporal, autoestima e controle emocional em situações de crise.

"Queremos ensinar autoconfiança e segurança por meio do movimento e dos relacionamentos, que são formas de prevenção e crescimento", explicaram as religiosas.

As aulas acontecem todas as quartas-feiras durante o mês de novembro. A diretora do instituto, irmã Paola Della Ciana, é médica e psicoterapeuta, com experiência em educação para a saúde e desenvolvimento socioemocional.

Fundado em 1920, o Instituto Maria Ausiliatrice é uma escola católica que hoje abriga 370 alunos, distribuídos em 17 turmas, da educação infantil ao ensino fundamental. A instituição também oferece programas profissionalizantes e uma escola de música, com o apoio de 42 professores e 48 funcionários.