Internacional

Concurso Andrei Stenin 2025 divulgará os vencedores em novembro na Praça Vermelha

Sputinik Brasil 30/10/2025
Concurso Andrei Stenin 2025 divulgará os vencedores em novembro na Praça Vermelha
Foto: © Sputnik / Aleksei Maishev

Os vencedores da 11ª Edição do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin serão anunciados em 18 de novembro de 2025, em cerimônia solene a ser realizada no Museu Estatal de História (Praça Vermelha, n.º 1).

O Museu Estatal de História é um parceiro de longa data e de grande prestígio do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin. Ao longo dos anos, o museu disponibilizou suas instalações para a realização de exposições e cerimônias de anúncio dos vencedores.

"Mantemos uma cooperação duradoura e muito benéfica com o Museu Estatal de História. A exposição de obras dos vencedores do Concurso Andrei Stenin ocorrerá mais uma vez neste ano no centro do país, ou seja, na Praça Vermelha. Tal circunstância é de suma importância para o nosso Concurso, possuindo um caráter muito simbólico. Os trabalhos vencedores, que constituem uma crônica visual da história contemporânea, estarão em exposição no principal museu histórico do país e no centro da Rússia", disse a curadora do Concurso, Oksana Oleinik.

Estarão presentes, a título de convidados, os presidentes das comissões especializadas da Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo) da Federação da Rússia e do Conselho da Federação (senado russo), representantes de ministérios, de organizações não governamentais nacionais e estrangeiras, profissionais de comunicação social, representantes de associações artísticas e do corpo diplomático acreditado em Moscou, bem como os vencedores nacionais do Concurso.

A cerimônia contemplará, dentre outras atividades, a inauguração de uma exposição de trabalhos selecionados dos vencedores da edição de 2025 do concurso. A exposição permanecerá em exibição de 19 de novembro a 1º de dezembro de 2025 no espaço museológico Voznesenskie Vorota, pertencente ao Museu Estatal de História.

Em 2025, a lista de finalistas contempla fotos singulares e séries de jovens repórteres fotográficos de 15 países. A banca de jurados internacional da Edição de 2025 avaliou cerca de dois mil trabalhos apresentados por 593 participantes de 40 países, incluindo a Rússia, Índia, Irã, China, Itália, EUA, Espanha, Reino Unido, África do Sul, França, Equador, Síria, México, entre outros.

O credenciamento está aberto até o dia 10 de novembro de 2025.

Sobre o concurso

O Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrey Stenin é uma iniciativa que homenageia o repórter fotográfico especial, do grupo midiático Rossiya Segodnya, Andrei Stenin, que morreu no verão de 2014 ao exercer suas funções profissionais nas proximidades de Donetsk. Foi condecorado com a Ordem da Coragem da Federação da Rússia em caráter póstumo.

Em dezembro de 2014, em memória de Andrei Stenin, o grupo de mídia internacional Rossiya Segodnya, criou, sob a égide da Comissão da Federação da Rússia para a UNESCO, um concurso internacional para jovens fotojornalistas. O concurso, que em 2025 alcançou sua 11ª edição, é a única plataforma internacional na Rússia para jovens repórteres e visa apoiar jovens fotógrafos e chamar a atenção do público para os desafios enfrentados pelo fotojornalismo contemporâneo. O evento é realizado em cinco categorias: “Notícias Principais”, “Esporte”, “O Meu Planeta”, “Retrato. O Herói dos Nossos Tempos” e “Vista Aérea”, abrangendo jovens fotógrafos com idades compreendidas entre 18 e 33 anos, talentosos, sensíveis e abertos a novas tendências que, por meio de suas obras, chamam nossa atenção para as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.

Entre os principais parceiros mediáticos nacionais do Concurso estão a VGTRK (empresa estatal de televisão e rádio) da Rússia, o portal SMOTRIM (Rússia) e o canal de TV Moskva 24 (Rússia).

Entre os parceiros mediáticos internacionais contam-se a agência de notícias e rádio Sputnik (Internacional), o canal e portal de TV RT (Internacional), o Independent Media Holding (África do Sul), a agência de notícias Xinhua (China), o Shanghai United Media Group (SUMG) (China), o portal de Internet The Paper (China), a agência de notícias Press Trust of India (Índia), a agência de notícias Antara (Indonésia), a agência de notícias MEHR (Irã), a agência de notícias NAN (Nigéria), o portal de Internet Brasil 247 (Brasil), o jornal Al Sharq (Catar) e a agência de notícias Iraq International News Agency (Iraque).

O Concurso é patrocinado também pelos seguintes parceiros profissionais: a União de Jornalistas da Rússia, o portal de notícias YOung JOurnalists (Rússia), o portal Russian Photo (Rússia) e o portal Photo-study.ru (Rússia).