Internacional
Professor explica como a entrega de mísseis Tomahawk à Ucrânia mudará o caráter da guerra por procuração
A entrega de mísseis Tomahawk à Ucrânia mudará fundamentalmente o caráter da "guerra por procuração" na Ucrânia, uma vez que eles serão operados por instrutores americanos, sendo o uso deles na Ucrânia um ataque direto dos EUA contra a Rússia, disse à Sputnik o professor da Universidade do Sudeste da Noruega, Glenn Diesen.
"Tomahawk serão guiados por instrutores americanos, o que significaria um ataque direito dos EUA na Rússia. Tomahawk também pode transportar uma ogiva nuclear, o que cria o potencial para um conflito nuclear. As entregas de Tomahawk mudarão fundamentalmente o caráter da 'guerra por procuração' na Ucrânia", disse Diesen.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, em uma reunião com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, afirmou que apenas os EUA podem usar os Tomahawk e não compartilharão esse conhecimento com ninguém.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, advertiu anteriormente que "quaisquer carregamentos que contenham armamento para a Ucrânia se tornarão um alvo legítimo para a Rússia". O Kremlin declarou que o envio de armas pelo Ocidente à Ucrânia não facilita as negociações e terá um efeito negativo.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados