Internacional
Professor explica como a entrega de mísseis Tomahawk à Ucrânia mudará o caráter da guerra por procuração
A entrega de mísseis Tomahawk à Ucrânia mudará fundamentalmente o caráter da "guerra por procuração" na Ucrânia, uma vez que eles serão operados por instrutores americanos, sendo o uso deles na Ucrânia um ataque direto dos EUA contra a Rússia, disse à Sputnik o professor da Universidade do Sudeste da Noruega, Glenn Diesen.
"Tomahawk serão guiados por instrutores americanos, o que significaria um ataque direito dos EUA na Rússia. Tomahawk também pode transportar uma ogiva nuclear, o que cria o potencial para um conflito nuclear. As entregas de Tomahawk mudarão fundamentalmente o caráter da 'guerra por procuração' na Ucrânia", disse Diesen.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, em uma reunião com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, afirmou que apenas os EUA podem usar os Tomahawk e não compartilharão esse conhecimento com ninguém.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, advertiu anteriormente que "quaisquer carregamentos que contenham armamento para a Ucrânia se tornarão um alvo legítimo para a Rússia". O Kremlin declarou que o envio de armas pelo Ocidente à Ucrânia não facilita as negociações e terá um efeito negativo.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado