Internacional

Hamas diz que devolverá a Israel corpo do 16º refém

Entrega dos restos mortais deverá acontecer ainda nesta segunda

Redação ANSA 27/10/2025
Hamas diz que devolverá a Israel corpo do 16º refém
- Foto: ANSA/AFP

O grupo fundamentalista islâmico Hamas anunciou nesta segunda-feira (27) que devolverá a Israel os restos mortais do 16º refém.

De acordo com o acordo de cessar-fogo recentemente firmado na Faixa de Gaza, o movimento precisa entregar às autoridades israelenses um total de 28 corpos.

A mídia de Tel Aviv já havia informado anteriormente que o país se preparava para a possibilidade de o Hamas devolver o corpo de um refém. A entrega está prevista para acontecer hoje.

Citando uma autoridade israelense, o Times of Israel noticiou que o governo chefiado por Benjamin Netanyahu acredita que o grupo conhece a localização de todos os restos mortais dos reféns.

Paralelamente, o ex-refém Bar Kuperstein, libertado em 13 de outubro, revelou que foi espancado tão severamente por seus captores do Hamas que ficou impossibilitado de andar por um mês.

A agressão teria ocorrido em retaliação às declarações do ultranacionalista Itamar Ben-Gvir, ministro da Segurança Nacional de Israel.

O Hamas alega que ainda não conseguiu localizar os corpos de alguns reféns e não devolveu nenhum desde a última terça-feira, afirmando precisar de assistência para encontrá-los e recuperá-los.

Israel, no entanto, acusa o grupo de ocultar informações sobre as localizações dos restos mortais, o que configuraria uma flagrante violação do acordo de cessar-fogo de 9 de outubro.