Internacional
Trump avalia encontro com Lula como positivo, mas evita falar em mudanças comerciais
Presidente dos EUA afirmou que reunião foi “ótima”, enquanto Lula demonstrou otimismo sobre o fim das barreiras nas relações bilaterais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como positivo o encontro que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (27), mas evitou comentar sobre eventuais mudanças nas tarifas comerciais entre os dois países.
“Agora eles estão pagando acho que 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, disse Trump a jornalistas durante voo no Air Force One, sugerindo que ainda não há definições concretas sobre possíveis alterações nas políticas de comércio bilateral.
Mais cedo, Lula havia manifestado otimismo quanto ao futuro das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Em declaração publicada pelo jornal Estadão, o presidente brasileiro afirmou acreditar que “logo” não haverá mais entraves nas negociações e que as conversas entre os dois governos caminham de forma positiva.
A reunião entre os líderes marca um novo capítulo nas tentativas de reaproximação diplomática entre Brasília e Washington, após períodos de tensão e divergências políticas nos últimos anos. O diálogo sobre tarifas e cooperação econômica é visto como estratégico para ambos os países, especialmente diante dos desafios globais no comércio internacional.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados