Internacional

Pistoia é escolhida como Capital Italiana do Livro em 2026

Cidade vai promover amplo programa para incentivar leitura

Redação ANSA 24/10/2025
Pistoia é escolhida como Capital Italiana do Livro em 2026
- Foto: ANSA

A cidade de Pistoia, na Toscana, foi escolhida nesta sexta-feira (24) como Capital Italiana do Livro em 2026.

O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura da Itália, Alessandro Giuli, durante cerimônia em Roma.

A candidatura de Pistoia, intitulada "A aventura da leitura, a coragem de construir o futuro", foi escolhida por unanimidade pela comissão julgadora, superando outras quatro finalistas: Carmagnola (Piemonte), Perugia (Úmbria), Nardò (Puglia) e Tito (Basilicata).

Como município vencedor, Pistoia receberá uma verba de 500 mil euros (R$ 3,1 milhões) do Ministério da Cultura para financiar o programa apresentado no dossiê de candidatura, que tem como eixo central a promoção da leitura como ferramenta para moldar o amanhã e prevê cerca de 1,5 mil iniciativas durante todo o ano.

"É um título fortemente desejado, merecido e do qual sentimos a responsabilidade", disse o prefeito de Pistoia, Alessandro Tomasi.

"Queremos criar novas ocasiões e lugares que permaneçam no território para aproximar cada vez mais os cidadãos da leitura e da cultura", salientou.

O título de Capital Italiana do Livro tem duração anual e é concedido desde 2020. Neste ano, o mandato é exercido por Subiaco, nos arredores de Roma.