Internacional

Facções palestinas concordam com comitê para liderar Gaza

Hamas aprovou plano para grupo independente comandar transição

Redação ANSA 24/10/2025
Facções palestinas concordam com comitê para liderar Gaza
- Foto: © ANSA/EPA

As principais facções palestinas, incluindo o Hamas, chegaram a um acordo nesta sexta-feira (24) para confiar temporariamente a administração da Faixa de Gaza no pós-guerra a um comitê independente de tecnocratas.

A decisão foi anunciada em uma declaração conjunta após uma rodada de negociações no Cairo, mediada pelo Egito e apoiada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

De acordo com o documento, os vários grupos palestinos decidiram estabelecer um "comitê palestino temporário composto por residentes tecnocráticos independentes, responsáveis pela gestão dos serviços básicos" no enclave, devastado por meses de conflito e crise humanitária.

O grupo será formado por entre 10 e 15 tecnocratas politicamente independentes, a maioria deles provenientes de Gaza, encarregados de administrar áreas como educação, saúde, economia, ajuda humanitária e reconstrução — com o apoio de países árabes e de instituições internacionais.

Além disso, as facções aprovaram uma estratégia nacional voltada à "revitalização da Organização para a Libertação da Palestina (OLP)", reafirmando-a como a "única representante legítima do povo palestino".

A iniciativa sinaliza uma nova disposição do Hamas em abrir mão do controle de Gaza e pode ajudar a impulsionar as negociações de cessar-fogo conduzidas por países ocidentais.

O frágil cessar-fogo entre o Hamas e Israel, em vigor desde 10 de outubro sob pressão de Trump, abre agora espaço para discussões sobre a reconstrução do enclave e o enfrentamento das toneladas de escombros deixadas pela guerra.