Internacional

MST se encontra com Papa Leão XIV em Roma

Pela 1º vez, pontífice se reunirá com os Sem Terra em conjunto com representantes de 130 movimentos populares

20/10/2025
MST se encontra com Papa Leão XIV em Roma

O Papa Leão XIV realizará seu primeiro encontro com movimentos populares de todo o mundo, incluindo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em evento realizado em Roma na próxima semana, durante o V Encontro Mundial de Movimentos Populares (EMMP), seguindo a tradição do legado do Papa Francisco, que deu início ao encontro com entidades populares em 2014.

Dessa forma, o papado demonstra a continuidade do diálogo com os movimentos populares reunindo cerca de 130 representantes de entidades sociais, um chamado para que os movimentos continuem caminhando junto à Igreja na construção de um mundo mais fraterno.

“Constituindo a esperança de outro mundo possível, fundado não no individualismo e sim na justiça, na solidariedade e na fraternidade”, declarou o Padre Mattia Ferrari, coordenador do encontro.

O evento abordará temas como o direito à Terra, Teto e Trabalho, além debater os desafios das questões geopolíticas como guerras, crise de representação política, crise imigratória e ambiental. Articulações de todos os continentes estão sendo convocadas para participar do evento.

“A expectativa que nós temos é de um encontro fraterno, mas ao mesmo tempo muito afirmado em compromissos concretos, diante do cenário que estamos vivendo, que é de aprofundamento das questões que nós já refletimos há 11 anos.” afirma Ayala Ferreira, da direção nacional do Setor de Direitos Humanos no MST, representante do Movimento que estará diante do Papa no encontro com os movimento sociais.

Durante a agenda de outubro será realizado o encontro com os movimentos populares entre os dias 21 a 24 no Spin Time Labs, em Roma; no dia 23 às 16h haverá uma audiência com o Papa Leão XIV no Vaticano; e entre os dias 25 e 26 ocorrerá o Jubileu dos Movimentos Populares no Vaticano, incluindo uma missa na Praça de São Pedro.

A organização é impulsionado pelo Comitê Organizador dos Movimentos Populares, com o apoio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (DISSUI), o Vicariato de Roma, e a colaboração do Pólo Cívico Esquilino e da comunidade de Spin Time Labs.