Internacional
Zelensky conversa com Trump pelo 2º dia seguido
Fornecimento de mísseis Tomahawk estaria na pauta dos EUA
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por telefone com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo segundo dia seguido, em meio aos entraves nas negociações com a Rússia para um cessar-fogo.
Em publicação no X neste domingo (12), o líder ucraniano disse que a conversa foi "muito produtiva" e serviu para abordar "todos os aspectos da situação: a defesa das vidas humanas em nosso país e o reforço de nossas capacidades na defesa aérea, na resiliência e nas capacidades de longo alcance".
"Discutimos também muitos detalhes relativos ao setor energético. O presidente Trump está bem informado sobre aquilo que está ocorrendo, e concordamos em prosseguir o diálogo", acrescentou.
Os dois líderes já haviam tido um telefonema "bom e muito produtivo", segundo Zelensky, no último sábado (11). De acordo com a imprensa americana, um dos temas da conversa foi a possibilidade de os EUA fornecerem mísseis de cruzeiro Tomahawk para Kiev.
O presidente da Ucrânia também conversou com seu homólogo da França, Emmanuel Macron, neste domingo e destacou que o país precisa de "sistemas de defesa aérea e mísseis" para fazer frente à Rússia. "Os ataques russos estão se tornando cada vez mais cruéis", declarou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil