Internacional
Hamas anuncia fim da guerra com Israel em Gaza
Chefe do grupo disse que recebeu garantias dos negociadores

O negociador-chefe do Hamas, Khalil Al-Hayya, membro da alta cúpula do grupo fundamentalista islâmico, anunciou nesta quinta-feira (9) o fim da guerra contra Israel na Faixa de Gaza.
Em um pronunciamento, Al-Hayya declarou que o movimento, que está com uma delegação no Egito, recebeu garantias dos mediadores do conflito e dos Estados Unidos.
"Recebemos garantias dos mediadores fraternos e do governo americano de que a guerra está completamente encerrada", declarou o líder do Hamas.
Al-Hayya acrescentou que ao menos 250 palestinos que cumprem penas de prisão perpétua em penitenciárias israelenses serão libertados como parte do acordo de paz, juntamente com 1,7 mil detidos durante os dois anos de hostilidades.
O chefe do grupo islâmico garantiu que seguirá trabalhando "para alcançar os interesses do povo palestino, sua autodeterminação e a realização de seus direitos".
Paralelamente, é estimado que 48 israelenses ainda estejam sob poder do Hamas, dos quais apenas 20 estariam vivos. A expectativa é que os reféns que sobreviveram ao cativeiro sejam soltos de uma só vez, sem cerimônias de exposição por parte do movimento.
O acordo também prevê a retirada das Forças de Defesa Israelenses (IDF) para trás da chamada "linha amarela", ocupando um perímetro entre 1,5 e 5 quilômetros a partir da fronteira de Gaza, mas elas devem manter o controle de 53% do território do enclave, incluindo Rafah, na fronteira com o Egito.
A partir de agora, os olhos estão voltados ao governo israelense, que se reunirá ainda hoje para ratificar o acordo com o Hamas.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF