Internacional
Meloni celebra 'notícia extraordinária' de acordo em Gaza
Premiê italiana também agradeceu a Donald Trump por plano de paz

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou nesta quinta-feira (9) que o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas é uma notícia extraordinária e agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela iniciativa.
"O acordo alcançado no Egito para implementar a primeira fase do plano de paz do presidente Trump é uma notícia extraordinária que abre caminho para um cessar-fogo em Gaza, a libertação de todos os reféns e a retirada das forças israelenses para linhas concordadas", disse a premiê em um comunicado.
"Gostaria de agradecer ao presidente Trump por sua busca incansável pelo fim do conflito em Gaza e aos mediadores — Egito, Catar e Turquia — por seus esforços, que se mostraram cruciais para o resultado positivo alcançado", acrescentou.
Meloni ainda exortou "todas as partes a respeitar integralmente as medidas acordadas e a trabalhar para implementar rapidamente as próximas etapas previstas no plano de paz".
Mais tarde, em declaração à emissora pública italiana RAI, a primeira-ministra enfatizou que o Hamas não pode ter nenhum papel futuro na gestão na Faixa de Gaza e que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) precisa de reformas.
"Há toda a questão do desarmamento do Hamas, garantir que não haja novos assentamentos [israelenses] na Cisjordânia e uma gestão transitória da Faixa de Gaza. O Hamas não deve ter nenhum papel, a Autoridade Nacional Palestina precisa de um processo de reforma, e a comunidade internacional, particularmente os países árabes, deve desempenhar um papel na garantia de um governo temporário", concluiu a premiê.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF