Internacional
EUA realizam 2º ataque contra barco na Venezuela e matam 4
Chefe do Pentágono afirmou se tratar de 'narcoterroristas'
Os Estados Unidos efetuaram nesta sexta-feira (3) um ataque na costa da Venezuela contra uma embarcação que supostamente atuava no narcotráfico, matando quatro tripulantes.
O anúncio da ofensiva foi feito pelo chefe do Pentágono, Pete Hegseth.
"Quatro homens narcoterroristas a bordo do navio foram mortos na ofensiva", que "foi realizada em águas internacionais perto da costa da Venezuela, enquanto a embarcação transportava grandes quantidades de narcóticos, com destino aos EUA para envenenar nosso povo", declarou Hegseth.
Este foi o segundo bombardeio de forças de Washington contra veículos marítimos de Caracas. Há um mês, uma operação similar e com a mesma alegação matou 11 pessoas em uma embarcação. Na ocasião, o ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, acusou os EUA de "assassinatos extrajudiciais".
"Nenhuma suspeita de tráfico de drogas autoriza execuções extrajudiciais no mar", disse ele.
Diante da tensão com o país norte-americano, o governo de Nicolás Maduro anunciou em meados de setembro o "Plano Independência 200", uma nova estratégia militar que prevê a mobilização das Forças Armadas e de milícias bolivarianas em resposta às ameaças americanas, que mantêm navios de guerra na costa do Estado latino-americano desde agosto.
Ontem, Caracas condenou "a incursão ilegal" de caças americanos no espaço aéreo de seu território. Ainda na quinta (2), o presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou em carta ao Pentágono a operação de "combate contra os cartéis de drogas" venezuelanos.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar