Internacional
Itália diz que ativistas a bordo de flotilha estão 'bem'
Ministro Tajani confirmou detenção de 22 italianos por Israel
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, informou à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (2) que 22 cidadãos italianos da Flotilha Global Sumud foram detidos pelas autoridades israelenses.
A detenção ocorreu em águas internacional, após Israel interceptar os barcos que se dirigiam à Faixa de Gaza para levar ajuda à população palestina. Segundo Tajani, todos os ativistas da Itália estão sãos e salvos.
"Continuamos a monitorar a situação. Sob minhas instruções, o Consulado em Tel Aviv e o Consulado Geral em Jerusalém prestarão assistência a todos os italianos, tanto no porto quanto nos procedimentos de repatriação. Os dois consulados estão em contato com os advogados dos cidadãos italianos a bordo desde ontem [1º] à noite", explicou o ministro e vice-premiê.
Tajani disse que os italianos detidos por Israel devem ser repatriados nos próximos dias, possivelmente já a partir de sexta-feira (3). Quem se recusar a deixar o país voluntariamente será submetido a um processo para expulsão forçada, o que pode levar de "48 a 72 horas".
"Falei repetidas vezes com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa'ar, pedindo que se evitasse ações agressivas. Estou aliviado em constatar que as regras foram respeitadas e que, até agora, não houve atos de violência ou complicações nas operações das forças israelenses", declarou.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar