Internacional
Papa institui novos ministros da catequese, com Brasil incluso
Leão XIV lembrou que 'pais são os primeiros a catequisar'
Opapa Leão XIV celebrou neste domingo (28) a missa do Jubileu dos Catequistas, na Praça de São Pedro, instituindo 39 novos ministros da catequese, que incluiu o Brasil entre os representantes.
Na homília, o pontífice destacou o papel dos pais como "os primeiros catequistas"
Os candidatos ao Ministério Laical de Catequista, que receberam o crucifixo das mãos do líder da Igreja Católica como sinal de sua vocação especial, vêm ainda da Itália, Espanha, Inglaterra, Portugal, México, Índia, Coreia do Sul, Timor Leste, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Estados Unidos, Moçambique, Peru e República Dominicana.
Durante a missa, que contou com um público estimado em 50 mil pessoas, Leão XIV afirmou que "a primeira catequese se faz em família".
"O nome do ministério [catequista] vem do grego 'katechein', que significa instruir com viva voz, fazer ressoar. Isto significa que o catequista é uma pessoa de palavra, uma palavra que pronuncia com a própria vida. Por isso, os primeiros catequistas são os nossos pais, que falam conosco antes dos demais e nos ensinam a falar", explicou Robert Prevost.
Para o Papa, "da mesma forma como aprendemos nossa língua materna, a proclamação da fé não pode ser delegada a outros, mas se dá onde vivemos".
Sendo assim, "o catecismo é o instrumento de viagem que nos protege do individualismo e da discórdia, porque atesta a fé de toda a Igreja Católica", concluiu o pontífice.
Após a homília, o Santo Padre fez um passeio com o papamóvel para cumprimentar os fiéis, distribuindo abraços e beijos em alguns, e pegando no colo crianças pequenas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil