Internacional
Italiano coloca bandeira da Palestina no cume do Matterhorn
Objetivo é protestar contra 'genocídio' na Faixa de Gaza
Uma bandeira da Palestina foi colocada no cume do Matterhorn, icônica montanha de 4.478 metros de altitude situada na fronteira entre a Suíça e a Itália, onde é chamada de Cervino.
O ato é de autoria do alpinista italiano Hervé Barmasse, que afirmou nas redes sociais que é preciso "encontrar força para interromper um genocídio reconhecido até pelas Nações Unidas".
"Se não encontrarmos essa força, toda a humanidade estará em perigo. Porque, em um futuro não tão distante, alguém poderá decidir, por interesse ou loucura, quem sacrificar: uma minoria, um povo, uma religião, uma cultura", escreveu Barmasse, que cresceu às sombras do Matterhorn/Cervino.
"A cada vez que se nega o direito de alguém existir, se atinge toda a humanidade, a liberdade e a dignidade de todos nós. Neste momento, deixamos de existir", salientou.
Em maio passado, outro montanhista italiano, Roberto Rossi, já havia hasteado uma bandeira da Palestina no cume do Mont-Blanc (Monte Bianco), na fronteira entre Itália e França.
A brutal guerra na Faixa de Gaza, iniciada após os atentados terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023 e que já deixou mais de 65 mil mortos, tem dominado a pauta política na Itália nas últimas semanas, com greves e grandes manifestações de rua em prol da Palestina e contra Israel.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil