Internacional
Estudo revela ligação entre extinção dos dinossauros e aparência dos rios como conhecemos hoje
O desaparecimento dos dinossauros provocou mudanças profundas nos ecossistemas da Terra e influenciou diretamente a formação das paisagens que conhecemos hoje, diz o estudo publicado na revista Communications Earth & Environment.
Segundo o paleontólogo Lucas Weaver, da Universidade de Michigan, o tamanho colossal dos dinossauros tinha efeitos decisivos sobre a vegetação.
"Dinossauros de grande porte provavelmente promoveram uma estrutura de vegetação aberta, provocando a avulsão fluvial e a entrada de sedimentos clásticos em planícies de inundação distais", explicou.
Os cientistas chegaram a essa conclusão após analisar rochas sedimentares do Williston Basin, nos Estados Unidos. O que antes era interpretado como depósitos de lagoas formadas pela elevação do nível do mar revelou-se, na verdade, como sedimentos de bancos fluviais.
O estudo destaca que o impacto do asteroide de Chicxulub, há 66 milhões de anos, levou à extinção dos dinossauros e abriu caminho para o crescimento das florestas. Essa transformação estabilizou os rios, evitando transbordamentos frequentes e dando origem ao formato sinuoso e característico que eles apresentam atualmente.
Por sua vez, a coautora do estudo, Courtney Sprain, acha que a parte mais fascinante da pesquisa são as evidências de que os dinossauros podiam exercer uma influência direta sobre seus ecossistemas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil