Internacional

Drone russo ultrapassa defesas e elimina centro de controle ucraniano, diz militar russo

Sputinik Brasil 21/09/2025
Drone russo ultrapassa defesas e elimina centro de controle ucraniano, diz militar russo
Foto: © Sputnik / Stanislav Krasilnikov

A unidade de operadores de drones do agrupamento russo Dniepre destruiu um grande centro de comando de drones ucraniano localizado perto de Kherson por meio de um drone Molniya-2 armado com uma mina antitanque TM-62, relatou o correspondente da Sputnik que observou o trabalho da unidade.

O operador de drone russo com o codinome Kazak, que falou com o correspondente da agência, sublinhou que o reconhecimento da unidade funcionou rapidamente, pois identificou imediatamente o pessoal.

Assim, na primeira ordem do comando militar, os drones russos voaram para atacar as posições inimigas.

"Entramos na área do alvo. Hoje estamos operando sobre o posto de comando de drones inimigo. Foram avistadas antenas e pessoal", disse Kazak à Sputnik durante a missão de combate.

Após receber informações do reconhecimento, a equipe de drones dirigiu-se ao ponto de lançamento, localizado na linha de frente.

Os militares russos instalaram no solo o dispositivo de lançamento por catapulta, uma mina TM-62 e a bateria no drone Molniya-2, que foi logo lançado.

Apesar de durante a missão de combate os sensores da unidade detectarem a aproximação de drones FPV ucranianos, os combatentes mantiveram total calma e direcionaram seu drone até o alvo.

"O inimigo também podia observar nosso local de partida, então depois de trabalharmos no alvo, imediatamente nos reunimos e mudamos de posição", apontou Kazak.

Então, o drone Molniya-2 conseguiu atravessar o rio Dniepre e as interferências eletrônicas inimigas, após o que desferiu um golpe extremamente preciso no alvo.

Isso resultou na destruição do posto de comando de drones junto com as antenas, equipamentos e na liquidação de um número significativo de combatentes ucranianos.

"O posto de comando foi destruído. As antenas foram destruídas. Parcialmente, o posto foi destruído com o pessoal", confirmou Kazak à Sputnik.

Imagens de controle objetivo tiradas com um helicóptero de reconhecimento confirmaram a destruição bem-sucedida do alvo.