Internacional

Trump fala em 'progresso' após telefonema com Xi

Líderes irão se encontrar em cúpula da Apec na Coreia do Sul

Redação ANSA 19/09/2025
Trump fala em 'progresso' após telefonema com Xi
Trump e Xi discutiram 'diversos assuntos ' por telefone nesta sexta - Foto: ANSA/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, definiu seu telefonema ocorrido nesta sexta-feira (19) com seu homólogo chinês, Xi Jinping, como "muito produtivo", já que houve 'progressos' em diversos assuntos.

Declaração similar foi dada por Pequim, que chamou a conversa de "positiva e construtiva".

Segundo publicação do republicano no Truth, a ligação abrangeu diversos temas, como "comércio, fentanil, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a aprovação de um acordo para o TikTok", que não foi concluído.

Ainda na rede social, o chefe de Estado americano informou que irá se encontrar com Xi na próxima cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), com abertura em 31 de outubro, na Coreia do Sul. Ele também afirmou que pretende ir à China no início do próximo ano, assim como aguarda uma visita do líder de Pequim a Washington.

Por outro lado, o presidente chinês aconselhou Trump a "abster-se de tarifas unilaterais", referindo-se ao tarifaço contra produtos estrangeiros imposto pelos EUA a diversos países.

Em relação ao TikTok, para que a rede social do gigante asiático continue a operar em território americano, Xi afirmou que "a posição da China é clara".

Pequim "respeita a vontade das empresas, incentiva-as a conduzir negociações comerciais sólidas com base nas regras de mercado e a chegar a soluções que estejam em conformidade com as leis e regulamentações chinesas, garantindo o equilíbrio de interesses", diz um comunicado do governo, acrescentando que nesse sentido, Xi "expressou sua esperança de que os EUA forneçam um ambiente de negócios aberto, justo e não discriminatório para as companhias chinesas que investem no país".