Internacional

Conselho da ONU aprova retomada de sanções ao Irã por programa nuclear

Medidas deverão ser reintroduzidas a partir de 28 de setembro

Redação ANSA 19/09/2025
Conselho da ONU aprova retomada de sanções ao Irã por programa nuclear
Medidas deverão ser reintroduzidas a partir de 28 de setembro - Foto: ANSA

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deu sinal verde nesta sexta-feira (19) para o restabelecimento das sanções contra o Irã devido ao seu programa nuclear.

Os países que compõem o órgão da ONU rejeitaram em uma votação um projeto de resolução que estenderia o alívio das punições contidas no acordo nuclear com Teerã fechado em 2015.

Com o resultado da consulta do Conselho de Segurança da organização, as medidas contra os iranianos vão ser reintroduzidas a partir de 28 de setembro, a menos que um pacto de última hora seja alcançado.

Caso isso ocorra, o grupo precisará se reunir novamente e fazer uma outra votação para determinar o prosseguimento ou não do alívio das sanções.

O programa nuclear iraniano voltou a ser discutido após França, Grã-Bretanha e Alemanha ativarem formalmente uma poderosa ferramenta diplomática chamada "snapback" em razão de um "significativo descumprimento de compromissos" por parte dos persas.

"O programa nuclear do Irã não será destruído por bombas nem interrompido por sanções. A porta para a diplomacia não está fechada, mas será o Irã, e não seus adversários, que decidirá em que bases negociar", alertou o embaixador iraniano na ONU, Amir Saeid Iravani.

O representante de Teerã acrescentou que a decisão do órgão foi "desnecessária" e "ilegal", além de dizer que a diplomacia "se constrói por meio do diálogo, não através da pressão e da intimidação".