Internacional

'As armas tomaram conta', diz padre católico na Cidade de Gaza

Gabriel Romanelli decidiu ignorar evacuação e ficar no local

Redação ANSA 19/09/2025
'As armas tomaram conta', diz padre católico na Cidade de Gaza

Opadre argentino Gabriel Romanelli, chefe da única paróquia católica da Faixa de Gaza, comentou a morte e a destruição no enclave palestino em um vídeo transmitido na Catedral de Nápoles, na Itália, nesta sexta-feira (19), no âmbito da festa pelo patrono da cidade, São Januário (San Gennaro).

"A situação continua muito grave em toda a Faixa de Gaza com os bombardeios", declarou o sacerdote, que lidera a Paróquia da Sagrada Família, na Cidade de Gaza, maior centro urbano do território e alvo de uma operação militar terrestre de Israel.

"Continua uma situação de guerra e continua a morte, que já levou embora dezenas de milhares de pessoas.

Foram mortas mais de 18 mil crianças, e os reféns ainda não experimentaram o direito de viver em liberdade, os feridos e os doentes não têm ainda a possibilidade de tratamento porque falta tudo nos hospitais. As armas tomaram conta", acrescentou dom Gabriel no vídeo.

O padre foi uma das mais de 10 pessoas feridas em um ataque de Israel contra a paróquia em julho passado, ação que deixou três mortos e que foi classificada como um "erro" pelo governo do premiê Benjamin Netanyahu. Apesar disso, o pároco decidiu ignorar o aviso de evacuação emitido pelo país judeu e permanecer na Cidade de Gaza, já que a paróquia tem servido de abrigo para centenas de desalojados.