Internacional
Egito aposta em passarela entre Grande Museu e Pirâmides de Gizé
Com 1,2 km de extensão, obra promete preservar identidade local
Às vésperas da inauguração oficial do Grande Museu Egípcio (GEM), prevista para 1º de novembro, o primeiro-ministro do país, Mostafa Madbouly, visitou nesta quinta-feira (18) a passarela turística que conecta a instituição às Pirâmides de Gizé.
A construção tem cerca de 1,27 quilômetro de extensão, com largura variando de 13,5 a 27,5 metros.
A passarela tem como ponto de partida o estacionamento principal do GEM, atravessando, na sequência, a rodovia Fayoum e seguindo diretamente ao Planalto de Gizé. A rota foi projetada para preservar a identidade cultural e visual da região, permitindo a circulação a pé ou em meios elétricos.
Segundo o ministro do Turismo e da Antiguidade, Sherif Fathy, "a passarela integra o mais amplo esforço egípcio para melhorar a infraestrutura ao redor dos principais sítios do patrimônio cultural" do país.
Com 500 mil metros quadrados, o GEM irá abrigar a maior coleção sobre o Egito Antigo do mundo. Somente a exposição sobre o faraó Tutankhamon contará com cerca de 5 mil artefatos, incluindo 2 mil itens nunca mostrados ao público.
A inauguração do museu está entre os eventos culturais mais esperados do calendário internacional. A estimativa é que o local atraia 5 milhões de turistas por ano.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar