Internacional
Egito aposta em passarela entre Grande Museu e Pirâmides de Gizé
Com 1,2 km de extensão, obra promete preservar identidade local

Às vésperas da inauguração oficial do Grande Museu Egípcio (GEM), prevista para 1º de novembro, o primeiro-ministro do país, Mostafa Madbouly, visitou nesta quinta-feira (18) a passarela turística que conecta a instituição às Pirâmides de Gizé.
A construção tem cerca de 1,27 quilômetro de extensão, com largura variando de 13,5 a 27,5 metros.
A passarela tem como ponto de partida o estacionamento principal do GEM, atravessando, na sequência, a rodovia Fayoum e seguindo diretamente ao Planalto de Gizé. A rota foi projetada para preservar a identidade cultural e visual da região, permitindo a circulação a pé ou em meios elétricos.
Segundo o ministro do Turismo e da Antiguidade, Sherif Fathy, "a passarela integra o mais amplo esforço egípcio para melhorar a infraestrutura ao redor dos principais sítios do patrimônio cultural" do país.
Com 500 mil metros quadrados, o GEM irá abrigar a maior coleção sobre o Egito Antigo do mundo. Somente a exposição sobre o faraó Tutankhamon contará com cerca de 5 mil artefatos, incluindo 2 mil itens nunca mostrados ao público.
A inauguração do museu está entre os eventos culturais mais esperados do calendário internacional. A estimativa é que o local atraia 5 milhões de turistas por ano.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira