Internacional

Reconhecimento russo elimina ponto ucraniano com uso de lança-granadas e drones, diz militar russo

Sputinik Brasil 18/09/2025
Reconhecimento russo elimina ponto ucraniano com uso de lança-granadas e drones, diz militar russo
Foto: © Sputnik / Yevgeny Biyatov

Uma unidade de reconhecimento do agrupamento russo Sever (Norte) destruiu um ponto de observação das Forças Armadas da Ucrânia na região de Sumy, a partir do qual o fogo da artilharia inimiga contra posições russas era corrigido, disse à Sputnik o militar russo com o codinome Luga.

Luga destacou que esta operação foi realizada ao amanhecer de uma distância onde o adversário não esperava um ataque.

Vale ressaltar que o correspondente da Sputnik observou o trabalho da unidade nas posições avançadas, onde decorreu a operação.

"Avançamos até o ponto de observação do inimigo, chegamos a uma distância de 2,8 quilômetros, operamos com o lança-granadas antitanque de arma fixa, atingimos o ponto de observação, após o que nossos drones [...] eliminaram definitivamente este ponto de observação", enfatizou.

Conforme o interlocutor da agência, a decisão de conduzir este ataque foi tomada após, durante o reconhecimento complementar, ser identificado um reduto fortificado.

Em particular, especificou, foi revelado o posto de observação de reconhecimento ucraniano que corrigia o fogo da artilharia.

Neste contexto, continuou, ao amanhecer, sua unidade partiu, cobriu uma distância considerável, carregando completamente tanto a munição quanto o próprio lança-granadas.

Os militares russos, especificou, usaram essa tática para obter o efeito de surpresa e pegar o inimigo desprevenido.

Luga apontou ainda que a escolha da arma não foi acidental: dada a situação operacional, a distância até o alvo e o tipo de terreno, foi decidido usar o lança-granadas anti-tanque SPG-9.